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A flexibilidade faz a diferença

O Grupo Lenze, especialista global em automação e tecnologia de acionamento, aposta numa logística inteligente para gerir o fluxo de mercadorias de forma flexível e eficiente, mesmo em tempos exigentes. O papel da DACHSER consiste na integração fluída do transporte de grupagem marítima (LCL) desde a China na sua rede europeia de transporte terrestre.

O Grupo Lenze, especialista global em automação e tecnologia de acionamento, aposta numa logística inteligente.
O Grupo Lenze, especialista global em automação e tecnologia de acionamento, aposta numa logística inteligente.

As cadeias de abastecimento mundial encontram-se sob pressão e a economia está a oscilar em muitos dos principais mercados. As restrições nas rotas comerciais internacionais, motivadas pelas guerras e conflitos geopolíticos, além das crescentes limitações comerciais, como é o caso das tarifas, deixam claro o quão vulneráveis ainda podem ser ​​os fluxos internacionais de mercadorias. Agora, e mais do que nunca, as empresas precisam de reagir de forma rápida e flexível para evitar interrupções no fornecimento. E é aqui que a logística desempenha um papel fundamental. 

Fluxo global de materiais

Um olhar sobre o setor da automação e tecnologia de acionamento na engenharia mecânica deixa isso claro. Enquanto fornecedor de sistemas, a Lenze SE opera a nível global, desenvolvendo e produzindo produtos mecatrónicos de alta qualidade, sistemas de hardware e software de alto desempenho para uma automação bem-sucedida, bem como software e serviços para gestão de dados, soluções de cloud e móveis, e a Internet das Coisas (IoT). "Nos últimos anos, o mercado deixou de ser orientado pela oferta e passou a ser orientado pela procura. Precisamos reagir de forma mais rápida e flexível às necessidades dos nossos clientes e a logística é um dos fatores decisivos", afirma Zijad Besic, gestor da cadeia de abastecimento da Lenze. Os produtos tecnológicos da empresa devem chegar aos clientes de forma fiável em todos os momentos, mesmo em condições desafiantes, o que exige uma logística sofisticada.

"Isto acontece porque a Lenze obtém componentes de várias partes do mundo e entrega produtos finais à escala global, embora o seu foco esteja nos principais mercados da Europa Ocidental e Central", explica Gregor Wiesinger, Sales Manager Area Wets Austria at DACHSER Air & Sea Logistics. 

“As rotas de entrega devem ser o mais curtas possível, fáceis de planear e rastreáveis ​​em todos os momentos. Já os componentes para a produção devem chegar atempadamente, sem necessidade de armazenamento excessivo, uma vez que os clientes da Lenze esperam entregas pontuais, quer de máquinas quer de sistemas”, afirma Gerhart. Para atingir este equilíbrio, a Lenze conta com soluções logísticas flexíveis e parceiros fortes. 


Sede da Lenze em Asten, Áustria (foto: Lenze).
Sede da Lenze em Asten, Áustria (foto: Lenze).

Fluxos dinâmicos de mercadorias com LCL

É aqui que entra a DACHSER. O fornecedor global de logística fornece à Lenze soluções de transporte porta a porta personalizadas, combinando o transporte marítimo de grupagem LCL flexível com transportes eficientes na sua bem estruturada rede de grupagem europeia. 

LCL significa " less than container load" e refere-se a cargas de grupagem em que várias cargas parciais, de diferentes expedidores, partilham o mesmo contentor. Para a Lenze, este conceito é ideal para manter fluxos dinâmicos de mercadorias em movimento. "As soluções LCL permitem-nos efetuar, também, envios mais pequenos, com intervalos regulares, em vez de esperar até que um contentor esteja cheio", explica Wiesinger, destacando as vantagens do conceito. "Isto mantém a cadeia de abastecimento global ágil e previsível, mesmo quando a procura flutua." 

As partidas regulares nas principais rotas da Ásia para a Europa garantem tempos de trânsito previsíveis e os custos continuam razoáveis, uma vez que a empresa apenas paga o espaço de carga que realmente utilizada. Esta realidade, além do impacto na pegada de carbono, potencia as entregas mais frequentes e orientadas pela procura ao reduzir a necessidade de manter grandes stocks perto dos locais de produção centrais da Lenze. 

Integração intermodal

Para melhor compreender como a Lenze e a DACHSER trabalham em conjunto, pode ver, abaixo, a logística de um dia normal. Os componentes individuais para sistemas de automação viajam desde a China até à fábrica da Lenze em Asten, Áustria, de forma fiável e pontual. A DACHSER organiza e gere uma cadeia de transporte integral que abrange vários modos de transporte: marítimo, ferroviário, rodoviário e, até mesmo aéreo, em casos urgentes. Primeiro, as mercadorias são levadas para Xangai e Ningbo, onde são etiquetadas e depois enviadas para a Europa em contentores. Uma vez no porto de destino, a remessa é transferida: em vez de ser aí descarregada num processo demorado, é carregada diretamente num comboio de mercadorias com destino à Áustria. Uma vez que o porto de destino do frete marítimo da China pode ser Hamburgo ou Roterdão, conseguem-se tempos de trânsito mais curtos. 

A vantagem desta integração intermodal reside no facto da combinação do transporte marítimo com transferências ferroviárias e rodoviárias evitar que os contentores enfrentem engarrafamentos frequentes e congestionamentos imprevisíveis no porto. Uma vez na Áustria, as mercadorias são descarregadas do contentor no centro logístico da Dachser em Hörsching. Aí, o bastão passa para os responsáveis de transporte terrestre da DACHSER, que organizam a transferência para a fábrica de produção da Lenze, em Asten. Os camiões da DACHSER entregam, depois, os produtos acabados aos clientes da Lenze, na Europa Ocidental e Central. "A DACHSER Road Logistics movimenta entre 20 mil e 24 mil remessas a partir da unidade de produção austríaca da Lenze todos os anos", explica Gerhart. 

"Com o nosso conceito multimodal, integramos perfeitamente o transporte marítimo, ferroviário e rodoviário", explica Wiesinger. "A grande vantagem para a Lenze é que, uma vez que os seus produtos são carregados a bordo de um navio na Ásia, nunca mais têm de sair da rede DACHSER, o que significa que podem ser geridos com a máxima transparência até chegarem ao seu destino. Esta é uma solução única e ideal, que inclui a gestão aduaneira." 

A Lenze utiliza soluções logísticas flexíveis da DACHSER (foto: Lenze).
A Lenze utiliza soluções logísticas flexíveis da DACHSER (foto: Lenze).

Transparência na cadeia de abastecimento

Um fluxo contínuo de dados é crucial para uma integração profunda e completa da cadeia de abastecimento. É por isso que a DACHSER conecta de forma estreita os seus sistemas de TI com os da Lenze: as encomendas, os documentos de expedição e as atualizações de estado são trocadas digitalmente, minimizando a coordenação manual. "A Lenze envia-nos dados atualizados a cada hora, pelo que há uma troca constante de informações e dados", refere Wiesinger. Isto permite que as duas partes acompanhem, em tempo real, a localização atual de uma remessa. Se um navio ou comboio estiver atrasado, será enviada uma notificação automática e poderão ser tomadas medidas corretivas numa fase inicial, se necessário. 

"A transparência na cadeia de abastecimento é crucial para nós", afirma Besic. "A gestão inteligente de remessas e a rastreabilidade dão-nos a flexibilidade e o controlo necessários para o nosso fluxo de materiais." A chave para cadeias de abastecimento resilientes e custos competitivos está na otimização dos processos. “Estamos no bom caminho com a DACHSER", continua Besic. Por exemplo, é agora possível preparar o desalfandegamento enquanto as mercadorias ainda estão em trânsito ou priorizar determinadas entregas em situações urgentes. 

Besic sublinha que as vantagens deste conceito de logística flexível tornam-se especialmente evidentes em tempos mais complexos. Quando as cadeias de abastecimento globais estiveram sob enorme pressão, devido à pandemia e à turbulência geopolítica, a combinação de transporte marítimo LCL, transporte ferroviário e grupagem de camiões revelou-se robusta, resistente ao stress e resiliente. Mesmo quando as taxas de frete aumentaram e os contentores se tornaram escassos, a Lenze conseguiu continuar a entregar, graças à DACHSER. Em casos urgentes, existe outra opção: o transporte aéreo. Por exemplo, os componentes necessários com urgência são transportados via aérea da Europa para a América do Norte, de forma a servir os clientes em tempo útil. 

“Sempre nos coordenámos, em estreita colaboração, com a DACHSER. Não há nada que substitua ir além das rotinas normais de videoconferência e falar diretamente com alguém de confiança. A experiência mostra que esta é a melhor forma de sincronizar os processos", diz Besic. "Desta forma, podemos manter um foco claro em objetivos de qualidade e crescimento em conjunto."  

 

 

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