A logística do mármore: DACHSER apoia os importadores de mármore argentinos com serviços logísticos completos

Manter o fluxo da cadeia de abastecimento com importações do Brasil e do resto do mundo é fundamental para satisfazer a procura de mármore.

Escolher o navio que melhor pode transportar este tipo de carga pesada é uma das várias etapas que devem ser realizadas com precisão pelo operador logístico.

Desde os antigos templos gregos até às magníficas escadarias e imponentes salões de baile dos nossos dias, o mármore é usado há mais de 5.000 anos. Dada a sua estética única e beleza etérea, o mármore é utilizado numa vasta gama de aplicações, incluindo construção e decoração, estátuas e monumentos, mobiliário e muito mais. Embora o mármore seja forte e durável, também é frágil, e o transporte deste material requer cuidados especiais para garantir que é entregue nas melhores condições possíveis.

“Com a experiência em logística, soluções inovadoras e rede global da DACHSER Argentina, estamos orgulhosos de prestar aos nossos clientes de carga pesada um serviço eficiente, transparente e sem falhas, permitindo-lhes receber os seus envios a tempo, de forma fiável e em condições ótimas" explica Eduardo Fernandes, Country Manager da DACHSER Argentina. 

De acordo com um relatório de mercado recente, o mercado mundial de pedra natural e mármore foi de 57,48 mil milhões de dólares (USD) em 2019 e prevê-se que atinja 62,58 mil milhões de dólares (USD) em 2027 com uma taxa de crescimento esperada de 7,57%. O mármore representa o setor de mais rápido crescimento devido à elevada procura de materiais decorativos naturais por parte dos consumidores. De facto, a Argentina importa anualmente cerca de 20 milhões de dólares (USD) sendo $1,7 milhões (USD) do Brasil, o seu maior parceiro de importação.

A cadeia de abastecimento do mármore

Curiosamente, o mármore é geralmente transportado como uma única peça sólida, devendo ser tomado grande cuidado e utilizado equipamento especial para garantir que as peças não quebram durante a viagem para a Argentina. Toda a cadeia de abastecimento deste tipo de material natural passa por várias etapas que devem ser executadas com precisão:

  • Carregar as peças em veículos especiais e devidamente equipados.
  • Organizar as rotas terrestres mais seguras, em conformidade com os portos; este tipo de carga sobredimensionada só pode ser transportada por via terrestre durante a noite, tal como estipulado pelos regulamentos locais.
  • Determinar o equipamento adequado (grua) para transferir um camião de plataforma para um navio.
  • Selecionar o contentor de transporte apropriado de acordo com o respetivo volume e peso.
  • Escolher o tipo de navio que pode manusear este tipo de carga pesada.
  • Estabelecer a distribuição dos contentores, uma vez que as cargas pesadas correm o risco de afetar o equilíbrio do navio.

Perante todas estas medidas, trabalhar com um operador logístico experiente como a DACHSER Argentina assume uma importância ainda maior para realizar, com fiabilidade e segurança, este tipo de envios de carga sobredimensionada. Com uma experiência comprovada em projetos de transporte pesado, a DACHSER concentra a atenção em cada detalhe da cadeia de abastecimento de mármore, para que os clientes estejam confiantes de que a sua carga está segura e protegida, hoje e no futuro.

 "Os nossos clientes em todo o mundo confiam no nosso profundo conhecimento do mercado argentino de importação, especialmente no que diz respeito a projetos de carga pesada. A nossa equipa possui um profundo know-how e compreensão dos desafios envolvidos e está disponível para apoiar as empresas em cada passo do caminho", acrescentou Eduardo Fernandes.

Contacto Isabel Monteiro