Notícias

Contract Logistics: colaboração logística e crescimento conjunto

DACHSER Contract Logistics: colaboração logística e crescimento conjunto

O setor dos vinhos e das bebidas espirituosas não é o único onde existe procura por serviços de logística, armazenamento e de valor acrescentado. Com a nossa solução DACHSER Contract Logistics, atendemos e damos resposta a uma ampla gama de requisitos específicos do cliente nesta vertente. Leia, aqui, uma entrevista com Alexander Tonn, Corporate Director, Corporate Contract Logistics da DACHSER.

Qual o elemento diferenciador oferecido pela solução DACHSER Contract Logistics?

Os serviços de Contract Logistics (Logística Contratual) têm por base uma combinação das soluções DACHSER: Combinamos serviços de transporte tanto para entrada como saída de mercadorias com serviços especializados de armazenamento e serviços de valor acrescentado à medida para os nossos clientes, otimizando assim os seus processos logísticos.
Para atingir esse nível de serviço, a DACHSER efetuou diferentes investimentos. Por exemplo, nos últimos cinco anos, o número de espaços para paletes aumentou 22% e atualmente dispomos de mais de 2,4 milhões de espaços para paletes em todo o mundo. A externalização dos serviços de armazenamento por parte das empresas comerciais e industriais varia de indústria para indústria e depende, em parte, da evolução do mercado.

Como se equilibram as soluções personalizadas com as propostas padrão, essenciais nas redes de grupagem de grande escala?

Estes não são elementos exclusivos. A nossa força encontra-se na nossa oferta de serviços padrão: as soluções de armazenamento existentes nos nossos 177 centros de logística da rede DACHSER – que atualmente operam para mais de 1.430 clientes em todo o mundo – permitem-nos construir a solução sobre um conjunto abrangente de processos que estão já estabelecidos e são efetivamente eficientes. Entre 60 e 80% das etapas que esses processos seguem são as mesmas. A restante parte da solução consiste em serviços personalizados de valor acrescentado, que mencionei anteriormente, ou processos especializados para entrada e saída de mercadorias dos nossos armazéns. É aqui que os nossos especialistas em planeamento e operações intervêm, aplicando a sua experiência para redefinir processos antes de integrá-los ao nosso sistema de gestão de armazém e otimizá-los, tudo sempre de acordo com os interesses dos nossos clientes.

Para que setores estão direcionadas as soluções DACHSER Contract Logistics?

Concentramo-nos em indústrias e produtos para os quais já detemos uma vasta experiência na nossa rede europeia de transporte terrestre, bem como nas redes aérea e marítima. A nossa linha de negócios de Logística Alimentar – Food Logistics – focaliza-se em reconhecidas empresas comerciais e industriais da indústria de alimentos, tanto para carga refrigerada como não-refrigerada, enquanto a nossa linha de negócios de Logística Européia (European Logistics) centra-se em clientes de outros setores, como bens de grande consumo (FMCG) e de consumo duradouro ​​(DCG), assim como a indústria química, os setores da bricolage, decoração e jardim (DIY) ou da eletrónica.

Em Portugal, a DACHSER conta com 6 mil metros quadrados exclusivamente dedicados a operações de logística e com 5.700 espaços para paletes, nas filiais de Lisboa, Porto e Coimbra. Nestas agências destacam-se os serviços de armazenamento, gestão de stock, picking (processo de separação de produtos em stock para preparação de pedidos solicitados pelos clientes), embalamento, etiquetagem e, ainda, controlo de qualidade, realizados para os setores da moda, embalagens, equipamentos hospitalares ou eletrodomésticos. Estes processos assumem-se como essenciais na cadeia logística, tendo a DACHSER equipas específicas dedicadas aos mesmos.

 Agradecimentos a Alexander Tonn pela sua disponibilidade. 

Interview with: Alexander Tonn

Alexander Tonn, Corporate Director, Corporate Contract Logistics da DACHSER.

Contacto Isabel Monteiro