Controlo de Gestão na DACHSER Iberia: Uma perspetiva 360º do negócio logístico.

José Luis Buenvarón Department Head Controlling European Logistics na DACHSER Iberia

Na DACHSER trabalhamos com a aspiração de combinar e integrar uma das redes de transporte e logística mais inteligentes do mundo, ajudando a manter o funcionamento da economia global.
A nossa cultura corporativa caracteriza-se por colocar as pessoas no centro da atividade e da tomada de decisões. Atualmente, oferecemos uma ampla variedade de funções que requerem a resposta de profissionais determinados, apaixonados, com espírito de trabalho em equipa e visão do futuro. Uma das áreas estratégicas da empresa é o Controlo de Gestão.
Leia a entrevista completa com José Luis Buenvarón, Department Head Controlling European Logistics Iberia na DACHSER, e conheça o dia-a-dia da área de Controlo de Gestão e como o trabalho realizado neste departamento acrescenta valor à empresa.

Quais as vantagens de trabalhar numa empresa como a DACHSER?

Na minha opinião, pertencer a uma multinacional como a DACHSER dá-te a oportunidade de trabalhar num setor estratégico e em franca expansão, como o do transporte e logística.
Fazer parte de uma empresa internacional com essas características permite a participação em projetos multidisciplinares, que proporcionam grande capacidade de projeção e aumentam as hipóteses de aperfeiçoamento e crescimento profissional.
A digitalização, as alterações climáticas, a configuração da frota ou o desenho de processos operacionais cada vez mais sustentáveis e eficientes são os desafios atuais da nossa empresa e fazer parte deles, num ambiente colaborativo, é uma experiência muito enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional.

Como tem sido a sua carreira na DACHSER Iberia?

Já se passaram mais de 18 anos desde que iniciei o meu percurso nesta empresa. Ao longo deste tempo estive sempre ligado à área de Controlo de Gestão, primeiro na filial de Madrid e depois nos Serviços Corporativos, onde tive a oportunidade de crescer e desenvolver-me profissionalmente num ambiente muito dinâmico no seio de uma grande equipa de colaboradores.
Em junho do ano passado, de acordo com o meu plano de carreira, assumi o cargo de Department Head Controlling European Logistics Iberia, depois de ter desempenhado funções de Team Leader Management Information Systems desde 2016, onde chefiei uma equipa de 18 pessoas.

Que papel desempenha um controller numa empresa como a DACHSER Iberia?

A partir da área de Controlo de Gestão, ajudamos a empresa a tomar decisões numa perspetiva 360º do negócio de logística, com recurso a análises de dados e à utilização das novas tecnologias da informação, disponibilizando informação relevante aos diferentes órgãos de decisão da empresa, desde o nosso Managing Director, até ao responsável de Operações de uma filial ou área específica, passando pelos departamentos de Sales, Customer Service ou Claims, entre outros.

Interview with: José Luis Buenvarón

Department Head Controlling European Logistics Iberia

Como é o dia-a-dia de um departamento de Controlo de Gestão dentro de uma multinacional como a DACHSER?

É nossa responsabilidade preparar e moderar as reuniões de resultados, elaborar as tarifas dos clientes de acordo com as necessidades de desenvolvimento do negócio, analisar a rentabilidade dos nossos serviços, coordenar o processo de budgeting & forecasting e muito trabalho ad hoc para cada situação que surja, sempre com o foco na identificação de novas oportunidades de melhoria.
A outra parte das nossas funções, mais padronizadas, consiste no acompanhamento diário, semanal ou mensal dos principais KPIs do negócio, em função da sua importância nas operações diárias e na elaboração da conta operacional analítica da empresa.
 

Na sua opinião, quais são as qualidades que considera mais importantes para se trabalhar em Controlo de Gestão?

É fundamental ter uma capacidade analítica que permita acrescentar valor à informação que advém dos dados. Nesse momento é de vital importância, além de saber sintetizar a informação, direcioná-la para as pessoas certas e modelar a mensagem de forma simples e clara, dependendo da pessoa a quem nos dirigimos.
É claro que valorizamos muito a proatividade, a criatividade e a capacidade de adaptação num ambiente de constante mudança, para propor soluções com atitude positiva em todos os momentos.
E, finalmente, algo que considero muito importante é o sentimento de pertencer a uma equipa: com as novas incorporações facilitamos o onboarding, atuamos como mentores no dia-a-dia, acompanhando os novos colegas no seu período de formação, transferindo o nosso conhecimento.
 

O que diria aos futuros candidatos que desejam juntar-se à sua comunidade europeia de controllers da DACHSER?

Não percam a oportunidade de integrar um projeto que vos proporcionará uma valiosa experiência no mundo da logística e da análise de dados e que irá impulsionar a vossa carreira profissional.

Muito obrigado por esta entrevista.

Contacto Maria Hernansanz