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Crescer com as oportunidades

O crescimento económico está a estagnar e, em muitos países, até a diminuir. Na região Ásia-Pacífico, no entanto, continua a ser surpreendentemente forte. A DACHSER está a expandir em grande medida a sua rede nesta região para servir o mundo inteiro.

Tóquio, a metrópole económica localizada no sopé do Monte Fuji.
Tóquio, a metrópole económica localizada no sopé do Monte Fuji.

Ainda há boas notícias relativamente à conjuntura económica. Na primavera deste ano, essas notícias vieram do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Asiático de Desenvolvimento (em inglês Asian Development Bank-ADB). Os economistas destas organizações previram um crescimento robusto de 4,6 a 4,8 por cento para a região Ásia-Pacífico em 2023, o que representaria cerca de 70 por cento do crescimento económico global. Tal deve-se principalmente ao facto de a China ter posto termo à sua política de Covid-zero, que relançou a economia do país, e ao forte desenvolvimento da Índia. De acordo com o Asian Development Outlook, "o crescimento na República Popular da China atingirá 5% em 2023, contra 3% em 2022". A situação é ainda mais favorável para a Índia, país em plena expansão: o BAD prevê um crescimento de 6,3% em 2023.

O FMI considera que a Ásia-Pacífico "continua a ser a região mais dinâmica do mundo" e prevê que, em 2050, representará cerca de metade do PIB mundial. Uma das razões, diz o FMI, é a Parceria Económica Regional Abrangente (RCEP). O maior acordo de comércio livre do mundo foi assinado em 15 de novembro de 2020 durante a 37.ª cimeira da ASEAN pelos seus dez países membros: Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname. A China, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, parceiros de diálogo da ASEAN, também são signatários. A Índia, também um parceiro de diálogo, participou nas negociações iniciais, mas retirou-se no final de 2019, em particular devido ao receio de que o desmantelamento pautal previsto no RCEP inundasse o mercado com produtos chineses.

A dinâmica deste mercado complexo, mas ainda atrativo, há muito que se reflete na logística. A unidade de negócios Air & Sea Logistics Asia Pacific (APAC) da DACHSER tem estado ativa na região há muitos anos. Em 2022, empregava mais de 1.500 pessoas em 45 locais em nove países.

Proximidade com clientes e mercados

A base de operações para todas as atividades da DACHSER APAC, e para a sua integração na rede global da empresa, é o escritório em Hong Kong. "Estamos próximos dos clientes e dos mercados", explica Edoardo Podestà, COO Air & Sea Logistics e Managing Diretor Air & Sea Logistics APAC, acrescentando que isto foi especialmente importante durante a pandemia, quando as cadeias de abastecimento foram gravemente abaladas, a capacidade de transporte foi continuamente escassa e os portos essenciais para o comércio global foram temporariamente encerrados. Como resultado, as taxas de frete dispararam como nunca antes. Os contentores de transporte marítimo e aéreo tornaram-se escassos e caros.

No entanto, no início de 2023, a China pôs fim à sua política de Covid-19 zero, definindo assim o rumo da recuperação. "Quando a economia global voltou a arrancar, fizemos um esforço considerável para renegociar contratos com companhias de navegação, linhas aéreas e companhias de fretamento, bem como para recuperar a capacidade total das cadeias de abastecimento", afirma Podestà. "Podemos agora voltar a nossa atenção para o crescimento, concentrando-nos na fiabilidade dos nossos serviços e proporcionando a melhor qualidade possível".

Subjacente a estes esforços está a expansão contínua da rede logística aérea e marítima da DACHSER na região da Ásia-Pacífico. Em março deste ano, por exemplo, a empresa abriu novos escritórios em Chiang Mai, na Tailândia, e em Da Nang, no Vietname, para dar resposta à crescente procura, sobretudo por parte dos clientes dos setores da eletrónica, da moda e do desporto.

Em maio, a DACHSER estabeleceu uma joint venture com o fornecedor de logística japonês Nishi-Nippon Railroad Co. Ltd. O primeiro escritório da "DACHSER Japan K.K." abrirá em Tóquio no final de 2023, oferecendo transporte aéreo e marítimo com ligações próximas à rede europeia de transporte terrestre da DACHSER. Espera-se que este investimento beneficie os clientes das indústrias automóvel e de eletrónica. A DACHSER também vê um grande potencial nos produtos farmacêuticos e médicos.

Podemos agora voltar a nossa atenção para o crescimento, concentrando-nos na fiabilidade dos nossos serviços e proporcionando a melhor qualidade possível.

Na Austrália, a DACHSER alcançou outro marco importante. Com a recente aquisição da ACA International, um transitário de carga aérea e marítima com sede em Melbourne, na Austrália, a DACHSER completou a sua rede de carga aérea e marítima nessa região. A Austrália e a Nova Zelândia são pontos muito atrativos no mapa da logística devido às suas sólidas economias e ligações estreitas com a Ásia, Europa e América do Norte. Fundada em 1982, a ACA International iniciou o processo de integração e começou a operar sob as designações DACHSER Austrália e DACHSER New Zealand no início de junho. A empresa emprega 56 pessoas e gerou receitas de cerca de 75 milhões de euros em 2021.

"Através das nossas aquisições, novas filiais e escritórios na região Ásia-Pacífico, estamos a fazer avançar a DACHSER Air & Sea Logistics na sua trajetória de crescimento e a colmatar sistematicamente as brechas na rede global das nossas localizações", explica Podestà. "Isto significa que podemos oferecer aos nossos clientes um acesso integrado a mercados económicos dinâmicos com condições locais apelativas e níveis de investimento significativos".

Tobias Burger irá suceder a Edoardo Podestà como COO Air & Sea Logistics a partir de 1 de janeiro de 2024.
Tobias Burger irá suceder a Edoardo Podestà como COO Air & Sea Logistics a partir de 1 de janeiro de 2024.

Mudança de liderança

A DACHSER já lançou as bases para assegurar a viabilidade a longo prazo das operações na região. Tobias Burger irá suceder a Edoardo Podestà como COO Air & Sea Logistics e membro do Conselho Executivo, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024. Após uma carreira de 20 anos na DACHSER, pouco mais de quatro dos quais ao leme da ASL, Podestà reformar-se-á no final de 2023.

Quanto à função adicional de Podestà como Managing Diretor da unidade de negócios ASL APAC da DACHSER, será assumida por Roman Müller a partir de 1 de janeiro de 2024. Nascido na Suíça, Müller passou toda a sua vida profissional na Ásia. Nos últimos 15 anos, os seus cargos executivos na DACHSER incluem o de Diretor da organização nacional na Coreia e o de Head of Sales para toda a região APAC. Mais recentemente, ocupou o cargo de Adjunto de Podestà na ASL APAC. "Roman Müller conhece muito bem os mercados asiáticos e as suas necessidades. Em todos os seus cargos anteriores, especialmente em vendas, alcançou um sucesso extraordinário e ajudou a promover a nossa presença na Ásia", afirma Burkhard Eling, CEO da DACHSER. "Roman Müller está, por isso, numa posição ideal não só para continuar o desenvolvimento exemplar da unidade de negócios ASL APAC, mas também para a levar a um nível totalmente novo, concentrando-se ainda mais na oferta de serviços integrados.

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