voltar

DACHSER: Comboio de mercadorias faz viagem inédita da China à Europa

Com 50 contentores de 40 pés (FEU), transporte chegou a Ludwigshafen, na Alemanha, no final de dezembro e foi o primeiro na direção oeste organizado pela multinacional de logística.

Comboio de mercadorias organizado pela DACHSER faz viagem inédita da China à Europa.
Comboio de mercadorias organizado pela DACHSER faz viagem inédita da China à Europa.

Uma viagem inédita da China à Europa. Foi assim que, pela primeira vez na história da DACHSER, um comboio de mercadorias completou a rota da China até à Alemanha. Com 50 contentores de 40 pés (FEU), o transporte chegou à cidade de Ludwigshafen, na Alemanha, no final de dezembro, tornando-se no primeiro da multinacional de logística a completar o percurso na direção ocidental. Neste novo trajeto, a equipa da DACHSER China coordenou todo o processo com o operador ferroviário, incluindo a recolha da mercadoria, a entrega no terminal e o despacho aduaneiro.

Posteriormente, em Ludwigshafen, a filial de Mannheim da DACHSER organizou a distribuição dos contentores pela rede terrestre da empresa, em outras cidades alemãs e na Europa. “A pandemia e a consequente escassez da capacidade de transporte aéreo e marítimo levaram a uma maior procura do transporte ferroviário. Outro fator que impulsionou esta época alta no mercado asiático foi a proximidade do Ano Novo Chinês”, explica Vedat Serbet, Rail Services Manager EMEA da DACHSER.

Uma alternativa eficiente e competitiva

Recorde-se que, em 2020, a DACHSER já tinha criado uma linha de transporte ferroviário regular para produtos químicos na direção oriental, de Frankfurt à China.

Refira-se, ainda, a “Nova Rota da Seda”, que liga a China à Europa através de Erenhot, na Mongólia, passando pela Rússia, Bielorrússia e Polónia, assegura uma rota terrestre com condições estáveis para transportar, por exemplo, produtos químicos. Simultaneamente, esta solução é uma alternativa eficiente e rentável ao transporte aéreo e marítimo. 

“O transporte por via ferroviária é altamente seguro em termos de programação e permite aos clientes evitar as tarifas voláteis de frete marítimo ou os cancelamentos repentinos dos voos. Por último, mas não menos importante, este meio de transporte é mais acessível que o transporte aéreo”, conclui Vedat Serbet.

Serviço de grupagem rail entre a China e Portugal.
 "Travelerpix/Shutterstock.com"
Serviço de grupagem rail entre a China e Portugal.  "Travelerpix/Shutterstock.com"

DACHSER oferece serviço de grupagem rail entre a China e Portugal

Os clientes da DACHSER Portugal têm, também, acesso a este serviço ferroviário, que acaba por ser uma alternativa economicamente mais vantajosa em relação à carga aérea e mais rápida que o transporte marítimo. Para importação da China, o operador de logística global disponibiliza, para além do serviço FCL (contentor completo), um serviço de grupagem rail com consolidação própria na China. Ou seja, a DACHSER agrupa a carga de vários clientes num mesmo contentor. Esta opção revela-se particularmente útil para cargas mais pequenas, que não preenchem um contentor completo. Neste caso, a mercadoria segue por rail da China para um terminal em Hamburgo, na Alemanha, onde é desconsolidada e reexpedida para Portugal, aproveitando a rede de transporte terrestre European Logistics da empresa.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro