Notícias

DACHSER Iberia inicia operações de teste com veículo 100% elétrico

Em parceria com a Mercedes-Benz Trucks Espanã, multinacional de transporte e logística testa veículo FUSO eCanter, modelo de 7,5 toneladas e totalmente elétrico, nas entregas realizadas no centro de Madrid.

Veículos híbridos e elétricos para uma distribuição urbana sustentável

A DACHSER continua a apostar num futuro mais sustentável, nomeadamente nos serviços de distribuição em cidade. A prová-lo estão, agora, as primeiras operações de teste que a multinacional de logística acaba de realizar em Espanha com o FUSO eCanter 7C18e, veículo 100 por cento elétrico, de 7,5 toneladas e o único deste género a ser produzido em série. Com carga útil de 2,7 toneladas, capacidade para 10 paletes e uma autonomia que garante um dia completo de distribuição, o veículo – que se destaca pelas emissões zero – foi projetado para permitir entregas mais sustentáveis e até à última milha.

"A futura integração destes camiões na nossa frota faz parte do projeto de inovação “City Distribution” que a DACHSER pretende implementar em toda a empresa”, explica Francisco Castillo, Head of Transformation na DACHSER Iberia. “Este assume-se como um passo importante na expansão do conceito inovador e sustentável de distribuição sem emissões – DACHSER Emission-Free Delivery – a algumas áreas metropolitanas específicas na Península Ibérica”, acrescenta o também responsável pelo desenvolvimento do projeto “que pretende tornar toda a frota da DACHSER em Portugal e em Espanha mais sustentável e amiga do ambiente”. Refira-se que, em Madrid, a DACHSER utiliza, desde 2017, uma versão híbrida do FUSO Canter.

Durante as operações de teste – realizadas durante o mês de julho, em Madrid –, a DACHSER simulou, em contexto real, um itinerário de entregas na cidade, com várias rotações e testes com recargas durante os percursos. Acrescente-se que foi testada a circulação do FUSO eCanter quer no centro da capital quer na área envolvente, o que permitiu verificar a excelente resposta deste veículo 100 por cento elétrico e o notável desempenho na distribuição urbana. “As operações de teste em Madrid forneceram-nos informações valiosas que serão usadas, agora, para implementar conceitos inovadores de entregas livres de emissões”, explica Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development da DACHSER.

Novos modelos de distribuição com vista a um futuro sem emissões

No âmbito do projeto “City Distribution”, a DACHSER está focada em encontrar soluções que permitam realizar entregas em cidade livres de emissões e que sejam, simultaneamente, inovadoras e sustentáveis, permitindo cumprir os requisitos de proteção ambiental e climática. Dentro do conceito “DACHSER Emission-Free Delivery”, uma das soluções centra-se exatamente na entrega de mercadorias em cidade com veículos elétricos. A DACHSER encontra-se empenhada, por este motivo, em renovar toda a sua frota com veículos diesel de última geração ou com veículos movidos a energias alternativas. A oferta deste tipo de veículo livre de emissões é, contudo, ainda bastante limitada.

A realização dos testes com este veículo 100 por cento elétrico nas ruas de Madrid marca um novo passo para a DACHSER. O operador logístico já utiliza, como referido, e na distribuição de última milha, veículos híbridos, como é o caso do FUSO Canter Eco Hybrid 7C15. Até 2021, o grande objetivo da multinacional passa por implementar este modelo de distribuição em áreas metropolitanas previamente selecionadas em toda a Península Ibérica.

 

Contacto Isabel Monteiro