Notícias

DACHSER aposta em estratégia de proteção climática a longo prazo

Multinacional de logística quer abrir caminho para a proteção ambiental, investindo em inovações tecnológicas e processos logísticos eficientes.

DACHSER Climate Protection
DACHSER Climate Protection

A DACHSER tem consolidado, ao longo dos anos, uma estratégia de proteção climática de longo prazo. Além de conceitos inovadores que promovem a sustentabilidade da logística urbana, a multinacional prepara-se, também, para implementar medidas com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e gases com efeito de estufa no transporte regional e de longa distância, bem como nas suas cerca de 400 filiais dispersas por todo o mundo. O procedimento consistirá num aumento cada vez maior da eficiência dos processos, através, por exemplo, de ferramentas de otimização digital ou do aumento do uso de camiões de transporte de maiores dimensões.

O conjunto de medidas inclui, também, um aumento progressivo da eficiência energética. Aqui, refira-se que a empresa já utiliza tecnologia de iluminação LED e converteu toda a frota de equipamentos de movimentação em armazém para a moderna tecnologia de iões de lítio. O aumento do uso de energias renováveis e de eletricidade verde são, também, aspetos prioritários na agenda da DACHSER. Atualmente, a empresa dá resposta a mais de 60 por cento das suas necessidades totais de eletricidade em todo o mundo por meio de sistemas fotovoltaicos próprios e da compra de eletricidade gerada por energia eólica e hidroelétrica – número que está próximo dos 100 por centro na Alemanha e nos Países Baixos. “Queremos continuar a impulsionar a utilização de energia verde e, acima de tudo, expandir a produção de energia renovável, especialmente porque a nossa procura por eletricidade gerada de forma sustentável também crescerá exponencialmente nos próximos anos, como resultado do aumento da mobilidade elétrica”, explica Stefan Hohm, CDO da DACHSER.

Investigação e inovação

A estratégia de proteção climática da DACHSER engloba, ainda, a promoção do desenvolvimento e uso de motores e combustíveis alternativos. Além dos motores elétricos, que já estão em uso como parte da rede de “distribuição sem emissões” e estão a ser testados noutros contextos, a empresa está, também, a preparar a utilização de camiões elétricos movidos a células de combustível e a investigar a viabilidade do uso de hidrogénio verde – elemento cuja produção não gera emissões, mas cujos desafios de utilização sustentável estão, ainda, a ser aperfeiçoados. 

Vários estudos em que estivemos envolvidos demonstram que os camiões com células de combustível terão um papel fundamental no caminho para tornar o transporte rodoviário livre de emissões até ao final da década. É por isso que já estamos a preparar a implementação desta tecnologia com vários parceiros”, afirma Hohm.

DACHSER é membro da Associação Alemã DWV para apoiar o desenvolvimento das tecnologias de hidrogénio no setor dos transportes.

O aumento do uso de energias renováveis e de eletricidade verde são, também, aspetos prioritários na agenda da DACHSER.
O aumento do uso de energias renováveis e de eletricidade verde são, também, aspetos prioritários na agenda da DACHSER.

Cidadania corporativa

Além da estratégia de proteção climática, o compromisso com o desenvolvimento sustentável é um foco da Dachser que vai além do modelo de negócio da empresa. Há mais de uma década que a multinacional está envolvida em vários projetos, juntamente com a organização de apoio infantil “terre des hommes”, na Índia, Nepal, Brasil e Namíbia. Aqui, refira-se que a proteção dos recursos naturais desempenha um papel cada vez mais importante, uma vez que as populações em países emergentes e em desenvolvimento são particularmente afetadas pelos efeitos negativos do aquecimento global.

Contacto Isabel Monteiro