DACHSER inicia a construção de um novo centro logístico em Alicante

O operador logístico DACHSER irá investir 14 milhões de euros na construção de uma importante plataforma logística no porto de Alicante. Instalações, que estarão operacionais a partir de meados de 2023, reforçam o crescimento da multinacional na Península Ibérica.

Rede DACHSER vai crescer na Península Ibérica
Rede DACHSER vai crescer na Península Ibérica

A DACHSER está a construir um novo centro na Zona Logística do Porto de Alicante, em Espanha, projeto que envolverá um investimento inicial de 14 milhões de euros – valor que será apenas alocado à construção, não estando incluídos a mecanização e os equipamentos. A filial, que terá uma área total de cerca de 51.200 metros quadrados, contará com uma plataforma logística dedicada ao transporte rodoviário de mercadorias – numa primeira fase composta por um terminal com cerca de 11.300 metros quadrados e um edifício de escritórios 6de dois andares com uma superfície de cerca de 2.000 metros quadrados. As instalações estarão operacionais a partir de meados de 2023.

Na DACHSER, o principal objetivo é procurar satisfazer os nossos clientes e oferecer soluções à medida de todas as suas necessidades. É por isso que, seguindo a nossa política de melhoria e superação diária, tomámos a decisão de construir um dos mais modernos centros logísticos da província de Alicante.

Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER

Com este projeto, a DACHSER visa tornar-se uma referência no transporte nacional e internacional para todo o setor industrial na província de Alicante. Refira-se, ainda, que esta filial vem reforçar o crescimento da multinacional de logística na Península Ibérica. O centro vai ser equipado com tecnologias de movimentação de carga paletizada e fracionada de última geração, de forma a otimizar as operações e a reduzir o tempo de trânsito das expedições dos clientes, para além de expandir as possibilidades de crescimento no futuro.

“Na DACHSER, o principal objetivo é procurar satisfazer os nossos clientes e oferecer soluções à medida de todas as suas necessidades. É por isso que, seguindo a nossa política de melhoria e superação diária, tomámos a decisão de construir um dos mais modernos centros logísticos da província de Alicante”, explica Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.

Novo centro de Alicante será mais eficiente e sustentável

A nova filial adotará um modelo de última geração, de acordo com os mais modernos padrões da DACHSER, contando com um total de 112 portões para carga e descarga, adaptados para veículos de longa distância e de distribuição. Além disso, o centro terá dois sistemas para a classificação automática de embalagens (classificador) e paletes (tow line), capazes de manusear 4.000 embalagens/hora e 350 paletes/hora, respetivamente. Esta tecnologia irá conferir uma maior escala e uma capacidade de produção mais eficiente, reforçando a posição da DACHSER no mercado espanhol e indo ao encontro dos objetivos de crescimento da empresa nos mercados de exportação.

Refira-se, ainda, que o centro logístico de Alicante terá uma infraestrutura fotovoltaica de 100 Kw para consumo próprio, bem como sistemas de iluminação e ar condicionado de baixo consumo e controlo inteligente para alcançar uma maior eficiência energética. Da mesma forma, terá pontos de carregamento para veículos elétricos, no sentido de promover a sua utilização entre clientes e colaboradores.

Contacto Isabel Monteiro