voltar
Notícias

DACHSER: logística colaborativa promove sucesso internacional

Sinergia entre empresas capacitou a expansão da Dicsa no mercado europeu e a implementação da empresa espanhola nos EUA.

DACHSER: logística colaborativa promove sucesso internacional

Confiança e transparência. São estes os elementos-chave que estão preconizados na relação entre a DACHSER e a Dicsa – uma distribuidora internacional de componentes hidráulicos e pneumáticos, e, ainda, fabricante de acessórios em aço inoxidável. A parceria, estabelecida em 2015 com a multinacional de logística, permitiu a expansão da Dicsa na Europa e a entrada no mercado dos Estados Unidos da América (EUA) em 2018, sendo que o próximo objetivo passa por chegar ao mercado da China. Destaque-se que a parceria com a DACHSER assenta no desenvolvimento de sistemas informáticos e processos operacionais uniformizados numa rede logística completa a nível mundial, e, ainda, no acompanhamento diário por parte de uma equipa profissional.

A parceria surgiu dado o interesse da Dicsa – empresa criada em Zaragoza – em reforçar a sua presença no mercado europeu. Para responder a este objetivo concreto, a DACHSER iniciou novas rotas diárias entre Zaragoza e Alemanha e Itália. Um ano mais tarde, a Dicsa confiou à multinacional de logística a gestão do armazenamento e a distribuição dos seus produtos na Alemanha, países vizinhos e Escandinávia, assegurando tempos de entrega inferiores a 48 horas. Atualmente, a DACHSER está a trabalhar para otimizar os prazos de entrega em França, aproveitando as mais de oito mil toneladas que exporta, por ano e entre todos os seus clientes, para esse mercado a partir da região de Aragão.

Refira-se, ainda, que a divisão da DACHSER dedicada ao transporte aéreo e marítimo – DACHSER Air & Sea Logistics – é responsável pela gestão dos contentores nos portos de Hamburgo e Bremerhaven, contentores provenientes dos centros de produção e distribuição da Dicsa na China, para serem transportados por via terrestre para os diferentes mercados europeus onde a empresa está presente – Espanha, Itália, Alemanha, entre outros.

Parceria com a DACHSER leva a aumento das exportações em 30 por cento

Os dados apresentados recentemente evidenciam esta cooperação estratégica: a Dicsa expandiu as suas exportações em 30 por cento, em 2018, representando atualmente 60 por cento do total de vendas. Face ao peso da exportação no volume de negócios da Dicsa, a gestão da logística e do transporte é essencial para o crescimento da empresa. “Uma das nossas forças reside no facto dos nossos produtos – roscas, canos, componentes hidráulicos e pneumáticos e superfícies – estarem disponíveis para os clientes em 24 horas, centralizando todos os envios na DACHSER como o nosso único parceiro logístico”, explica Irene Carmen, presidente da Dicsa. Atualmente, a Dicsa controla os seus próprios centros de produção e distribuição em Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e China, tendo mais de quatro mil clientes espalhados em mais de 100 países.

Contacto Isabel Monteiro