voltar
Market Information Notícias
Notícias

DACHSER premiada por projeto de Responsabilidade Social Corporativa na Alemanha

A DACHSER acaba de receber o German CSR Award 2018, prémio reconhecido a nível internacional, que distingue as melhores práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O operador logístico foi reconhecido na categoria “Compromisso com a Sociedade Civil” pela Rede Nacional Alemã para a Sociedade Civil (Civil Society Responsibility Forum), pela parceria com a Terre des Hommes, organização sem fins lucrativos. Bernard Simon, CEO da DACHSER SE e Edgar Marsch, presidente da Terre des Hommes na Alemanha, receberam o galardão numa cerimónia celebrada a 8 de outubro.

DACHSER premiada por projeto de Responsabilidade Social Corporativa

“Da educação à sustentabilidade”. É este o lema que rege a parceria da DACHSER com a organização sem fins lucrativos Terre des Hommes, que se uniram, em 2005, para ajudar crianças de Uttar Pradesh, estado do Norte da Índia. O projeto tem como objetivo proteger os direitos das crianças, melhorar o acesso à escolarização e à formação profissional e, ainda, assegurar a preservação de recursos naturais. Para tal, as crianças e jovens são encorajadas a envolverem-se e dedicarem-se ao seu próprio futuro, sendo que a ideia assenta no lema “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. Foi para tornar este envolvimento social numa experiência tangível, tanto para os seus funcionários como para o público em geral, que a DACHSER e a Terre des Hommes lançaram o primeiro projeto de intercâmbio, em 2017. A DACHSER enviou cinco colaboradores para as áreas de projeto em Uttar Pradesh e recebeu cinco jovens da Índia na Alemanha, que participaram numa semana de eventos intitulada “So geht Heimat” (This is home). Coorganizada pela DACHSER, pela Terre des Hommes e por outras instituições da cidade de Kempten, a semana integrou um conjunto de eventos culturais que reuniram diferentes conceitos de “casa”. O sucesso do projeto levou mesmo à realização de uma segunda edição, que contou com o intercâmbio entre jovens colaboradores da DACHSER e um grupo de jovens de Livingstone, Zâmbia.

Decisão do júri

Explicando a decisão do júri, Brigitta Wortmann destacou o caráter multinível do projeto: “Esta categoria premeia o envolvimento social de uma empresa e o seu real impacto na sociedade. Neste sentido, avaliamos de que forma este compromisso está integrado na estratégia da empresa, como esta colabora com parceiros sociais, de que modo envolve os seus colaboradores nas atividades de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e, por último, se essas atividades geram benefícios tanto para a empresa como para a sociedade em geral.”

Já Bernhard Simon, CEO da DACHSER SE, explicou que as atividades de RSC da DACHSER na Índia, assim como no Nepal, Namíbia e Brasil, são desenvolvidas a pensar a longo prazo. “O intercâmbio de jovens e a semana de convívio encorajaram os nossos colaboradores – e, também, a comunidade de Kempten, onde está localizada a nossa sede – a unir-se e a partilhar experiências e ideias. Desenvolver este tipo de iniciativa, numa altura em que a imigração é uma questão tão polémica, é essencial. É por isso mesmo que estou tão contente que o júri tenha reconhecido e valorizado o conceito abrangente deste projeto”, rematou o responsável.