Informação sobre a situação nos portos de Ningbo e possíveis consequências

O encerramento do porto de Ningbo Meishan, um dos portos mais movimentados da China em geral e de Ningbo em particular, tem implicações de grande alcance para o mercado de transporte marítimo e para as cadeias de abastecimento globais.

Informamos que são esperados atrasos e adiamentos significativos nos envios devido ao atual congestionamento e à falta de equipamento.

Situação atual nos portos de Ningbo:

  • O Porto Ningbo Meishan permanece fechado. Todas as operações no terminal foram suspensas desde 11 de Agosto de 2021. 
  • Todos os outros terminais de Ningbo estão operacionais, mas com limitações. Para as expedições de exportação, a entrada de contentores no terminal está limitada a 2 dias antes da chegada programada do navio.
  • Os navios da aliança OCEAN vêem-se particularmente afetados, uma vez que a aliança utiliza principalmente o porto de Meishan. As companhias marítimas afetadas anunciaram a intenção de desviar navios para outros terminais em Ningbo ou mesmo de omitir este porto, o que provavelmente causará atrasos significativos. 
  • Outros terminais de Ningbo estão agora sob pressão, com mais navios a serem desviados, pelo que são de esperar atrasos devido ao congestionamento.

Possíveis consequências: 

  • Se o encerramento do Porto de Meishan persistir, a falta de equipamento tornar-se-á mais crítica, criando um aumento do atraso e "rollovers".
  • A fiabilidade do serviço poderá ser afetada e, por esse motivo, diminuir mais ainda. O atraso médio antes do incidente já era da ordem dos 7-10 dias devido ao congestionamento e irá deteriorar-se ainda mais. Para aumentar a fiabilidade do serviço, as companhias marítimas podem decidir omitir certos portos, o que pode resultar num aumento dos atrasos na reserva e do carregamento dos contentores.
  • De um modo geral, o encerramento do Porto de Ningbo Meishan irá afetar as capacidades disponíveis, que já estão sob pressão, de forma negativa e conduzirá a uma maior perturbação no transporte internacional de contentores.

Estamos em estreito contacto com as companhias marítimas e os prestadores de serviços e estamos a fazer o nosso melhor para que não existam interrupções na sua cadeia de abastecimento. Para aconselhamento individual e implementar a solução logística mais adequada às suas necessidades, não hesite em contactar o seu interlocutor local da DACHSER, através do e-mail dachser.portugal-asl@dachser.com

Contacto Isabel Monteiro