Anjali, uma jovem que vive os seus sonhos

A DACHSER começou a trabalhar com a organização humanitária internacional de apoio às crianças "Terre des Hommes" há 16 anos. Os direitos das crianças, o acesso à educação e a promoção da sustentabilidade e da protecção ambiental são componentes essenciais desta cooperação. Anjali vive no norte da Índia e é uma das raparigas a quem foi dada a oportunidade de ter uma vida melhor graças a este compromisso.

Anjali no seu atelier de costura.

Anjali vive numa pequena aldeia no estado de Uttar Pradesh e é Musahar, uma das comunidades mais desfavorecidas da Índia. Uma vez que a maioria dos Musahars não recebe nenhum dos apoios estatais previstos para as castas desfavorecidas, sofrem de pobreza, desnutrição, discriminação e falta de oportunidades escolares.

Estudou no seu tempo livre

Para ajudar a sustentar a família e complementar os seus rendimentos, Anjali abandonou a escola no sétimo ano e foi trabalhar com os seus pais no campo. Contudo, isto não impediu a jovem de continuar a perseguir os seus sonhos: pediu livros emprestados aos amigos para continuar a estudar durante as pausas no seu trabalho.

Anjali chamou então a atenção de uma das organizações parceiras de “Terre des Hommes”, Samudaik Kalyan Evam Vikas Sansthan (SKVS), e as duas organizações convenceram os seus pais a permitir-lhe frequentar um curso de costura de seis meses financiado pela DACHSER.

Anjali continuou a trabalhar no campo, mas também frequentou regularmente o curso. Uma vez concluído, Anjali abriu a sua própria oficina de costura. Como alguns habitantes da comunidade de Anjali tinham dificuldade em conseguir máscaras, Anjali coseu 650 máscaras de proteção e distribuiu-as a famílias que não as podiam pagar. Ao fazê-lo, a jovem tornou-se um modelo a seguir para muitas raparigas da sua aldeia.

Clique aqui para saber mais sobre a colaboração entre a DACHSER e "Terre des Hommes".

Contacto Isabel Monteiro