Conflito Rússia – Ucrânia: Impacto nas operações globais de transporte aéreo e marítimo da DACHSER

Com esta comunicação, gostaríamos de o informar sobre o impacto do conflito Rússia–Ucrânia nas operações internacionais de transporte aéreo, marítimo e ferroviário de mercadorias. Adicionalmente, queremos partilhar as medidas que tivemos de tomar para salvaguardar, tanto quanto possível, as cadeias de abastecimento.

Estamos a suspender quaisquer reservas de ou para a Ucrânia até nova ordem. Adicionalmente, já não podemos aceitar reservas nos nossos serviços ferroviários entre a Ásia e a Europa. A mesma suspensão de reservas aplica-se ao transporte intercontinental de camiões entre a Ásia e a Europa sempre que tais carregamentos transitem pela Rússia, Bielorrússia ou Ucrânia. A razão para estas medidas é que já não podemos garantir o transporte seguro da carga dos nossos clientes através dos países acima mencionados.

Continuamos a aceitar reservas com origem ou destino a Rússia e Bielorrússia, desde que as companhias aéreas e as companhias de navegação continuem a fornecer capacidades nestas rotas. Observam-se no entanto as primeiras suspensões de atividade por parte das companhias marítimas e aéreas, relacionadas com o transporte de/para estes países.  Naturalmente, as reservas de/para a Rússia e Bielorússia têm de estar em total conformidade com as mais recentes sanções governamentais impostas a estes países.

Para além destas medidas específicas, prevemos também efeitos adicionais nas nossas operações. A região em conflito, respetivamente os países envolvidos no conflito, têm um grande significado nos mercados internacionais de petróleo e energia, o que já está a causar alguns desenvolvimentos muito dinâmicos nos preços do petróleo e, portanto, nas sobretaxas relacionadas com o petróleo, tais como BAF e sobretaxas de combustível. Iremos acompanhar de perto a evolução futura e mantê-lo-emos informado. Além disso, já estamos a assistir ao que poderá ser o início de uma crise de capacidade no mercado de carga aérea, uma vez que as companhias aéreas europeias estão banidas do espaço aéreo russo e as companhias aéreas russas estão banidas do espaço aéreo europeu.

Não é possível prever quanto tempo esta situação irá durar ou como se irá desenvolver. Continuaremos a fazer todos os esforços para fornecer soluções aos nossos clientes e a manter-vos informados dos desenvolvimentos futuros para assegurar a continuação das vossas cadeias de abastecimento internacionais.

As nossas equipas em todo o mundo estarão em contacto consigo, mas não hesite em contactar o seu interlocutor DACHSER para avaliar a sua situação particular e estudar novas soluções para os seus transportes aéreos, marítimos e ferroviários.

Contacto Isabel Monteiro