DACHSER: Camião 100% elétrico também já chegou a Madrid

O conceito de distribuição urbana DACHSER Emission-Free Delivery tem como objetivo assegurar entregas livres de emissões poluentes, a nível local, numa área específica da cidade. Este modelo logístico sustentável está a ser implementado em onze cidades europeias e acaba de ser lançado em Madrid.

Modelo DACHSER Emission-Free Delivery já chegou a Madrid.

O modelo de distribuição urbana mais sustentável da DACHSER também já está disponível em Madrid, Espanha. Depois de, no início deste ano, a multinacional de logística ter anunciado o início de entregas diárias com um veículo 100 por cento elétrico em território nacional, na cidade do Porto, a iniciativa vai ser replicada, agora, na capital espanhola. A DACHSER Spain passa, assim, a contar com um camião totalmente elétrico, que assegura, diariamente, entregas sem emissões de gases poluentes no centro daquela que é a maior cidade de Espanha.

Recorde-se que este modelo de distribuição se insere no projeto DACHSER Emission-Free Delivery, uma iniciativa que tem como objetivo promover entregas sem emissões de gases com efeito de estufa ou outros poluentes atmosféricos, a nível local, promovendo, ainda, a diminuição da poluição sonora nos centros urbanos. O projeto – que ganhou um prémio federal de logística urbana sustentável, na Alemanha – vai ser, até ao final deste ano, implementado em mais três áreas metropolitanas europeias, tal como, Berlim e Munique (Alemanha) ou Copenhaga (Dinamarca), estando já presente em cidades como Estugarda e Freiburg (Alemanha), Estrasburgo e Paris (França), Friburgo (Suíça), Oslo (Noruega), Praga (Républica Checa) e Porto (Portugal). Acrescente-se, ainda, que esta nova forma de distribuição é assegurada pelo único camião 100 por centro elétrico, a ser produzido em série: o FUSO eCanter. Este veículo, que dispõe de uma autonomia de até 120 quilómetros, conta com uma carga útil de 2,7 toneladas e capacidade para 10 paletes.

Entrega do novo camião elétrico

A entrega oficial do FUSO eCanter decorreu no passado dia 15 de junho na agência da DACHSER, em Madrid. Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia, Antonio García-Patiño, CEO da Mercedes-Benz Trucks Espanha, Laura Rodriguez, diretora da FUSO, ou Manuel Caballero Gamarro, Branch Manager da filial da DACHSER em Madrid, foram apenas alguns dos representantes que marcaram presença no momento.

Após uma visita às instalações em Madrid – uma das maiores filiais da DACHSER na Península Ibérica e que conta com 230 colaboradores –, Antonio García-Patiño revelou o seu entusiamo com a parceria, destacando que "esta não é a nossa primeira colaboração a nível elétrico com a DACHSER. Na Alemanha estamos, também, a colaborar com o camião eActros da Mercedes, um veículo de maiores dimensões, com 19 toneladas". O responsável da Mercedes-Benz Trucks Espanha acrescenta que "as grandes empresas são as que inovam e, embora a inovação possa acarretar alguns insucessos, é preciso recomeçar e seguir em frente. A Mercedes é uma empresa que inova e que preza ter clientes que também apostam nesta inovação".

Contacto Isabel Monteiro