DACHSER aposta na expansão da frota de veículos “zero emissões”

Operador logístico vai investir em camiões e carros movidos, apenas, a energia elétrica, assim como em novos sistemas de carregamento. Empresa irá, ainda, testar camiões movidos a hidrogénio.

DACHSER expande frota de veículos de zero emissões.
DACHSER expande frota de veículos de zero emissões.

A DACHSER continua a reforçar a aposta na sua estratégia de proteção climática através da expansão da frota de veículos “zero emissões” – camiões e carros que não emitem, diretamente, gases com efeito de estufa ou outros poluentes atmosféricos. Numa fase inicial, a multinacional irá introduzir, pelo menos e até 2023, mais de 50 camiões elétricos nas suas rotas europeias. A DACHSER irá, ainda, disponibilizar cerca de mil carros elétricos, que passarão a fazer parte da frota de veículos de serviço. Paralelamente, o operador logístico irá, também, reforçar os seus projetos-piloto que visam o desenvolvimento e testes de camiões movidos a hidrogénio e equipados com tecnologia fuel cell. Acrescente-se, neste ponto, que a DACHSER planeia ter veículos movidos a hidrogénio de diferentes fabricantes a operar na sua rede até ao início do próximo ano.

“A única forma do setor do transporte cumprir, a longo prazo, a meta de zero emissões de gases poluentes, estabelecida pela comunidade global, é recorrendo a com nível nulo de emissões. É, por isso, que este tipo de veículos se assume como um pilar fundamental da nossa estratégia de proteção climática”, explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) da DACHSER. “Vamos expandir, significativamente, o uso de veículos “amigos do ambiente” nos próximos anos, o que nos dará, na prática, uma experiência valiosa e ajudar-nos-á, também, a aumentar o número de unidades disponíveis”, conclui.

Estamos a promover ativamente o uso de veículos de zero emissões na nossa rede europeia com o objetivo de incorporá-los da maneira mais eficaz possível nos nossos processos de transporte. Estes são investimentos no futuro, que serão recompensados ​​a longo prazo.

Alexander Tonn, Chief Operations Officer (COO) Road Logistics da DACHSER

Mais camiões elétricos nas diferentes áreas de atuação da empresa

Atualmente, a DACHSER recorre, principalmente, a veículos elétricos para entregas urbanas na sua rede de grupagem. Na Europa, a empresa dispõe de bicicletas elétricas de carga para as operações diárias e, também, de veículos elétricos, com um peso bruto de até 7,5 toneladas. Para as classes de veículos mais pesados, as alternativas totalmente elétricas disponíveis são, ainda, contudo, bastante escassas. Atualmente, o único veículo deste tipo de que a DACHSER dispõe é um modelo que se encontra em pré-produção: o Mercedes-Benz eActros de 19 toneladas. A solução opera em Stuttgart, na Alemanha, como resultado da parceria de inovação com a Daimler. Nos próximos dois anos, a DACHSER planeia adicionar à sua frota pelo menos 50 camiões “zero emissões”, incluindo veículos pesados ​​elétricos e tratores de camiões de vários fabricantes, seja por meio de compra direta ou em cooperação com outros parceiros de transporte.

“Estamos a promover ativamente o uso de veículos de zero emissões na nossa rede europeia com o objetivo de incorporá-los da maneira mais eficaz possível nos nossos processos de transporte. Estes são investimentos no futuro, que serão recompensados ​​a longo prazo”, afirma Alexander Tonn, Chief Operations Officer (COO) Road Logistics da DACHSER. O responsável acrescenta que “desta forma, e ainda este ano, vamos expandir o uso de camiões com zero emissões para o transporte regional. Temos, também, como objetivo recorrer a veículos elétricos para mover as caixas móveis (swap bodies) e os semi-trailers nas nossas filiais.”

Carros elétricos: Uma aposta no futuro

A DACHSER tem, ainda, como objetivo que, até ao final de 2023, um em cada dois carros da empresa, nas suas unidades na Europa, seja um veículo elétrico – o que representará um total de, aproximadamente, mil carros ligeiros. Os condutores destes automóveis, que estarão distribuídos pelas diferentes filiais, terão a possibilidade de escolher diferentes modelos, de várias marcas. Refira-se, contudo, que uma vez que os períodos de entrega de novos veículos estão, atualmente, muito longos, não será possível, a curto-prazo, dar uma resposta total a esta procura. Para os membros do Conselho Executivo da DACHSER, a mudança para carros elétricos da empresa estará concluída até ao final do ano.

Novos pontos de carga para fornecer eletricidade verde

Para acompanhar esta transição gradual, a DACHSER irá garantir a disponibilização de pontos de carregamento nas suas agências. Refira-se que a empresa prevê criar mais de 40 estações de carregamento rápido para camiões, cada uma com uma potência de carregamento de 180 kW. Todos estes pontos de carregamento serão abastecidos com eletricidade verde, que será comprada ou produzida pelos próprios sistemas fotovoltaicos da empresa.

Contacto Isabel Monteiro