DACHSER Iberia tem nova responsável de logística de produtos químicos

Inmaculada Fernández assume a função de Business Development Iberia, DACHSER Chem Logistics, solução corporativa para a indústria química, para potenciar o transporte químico na Península Ibérica.

Inmaculada Fernández assumiu a posição de Business Development Iberia DACHSER Chem Logistics.
Inmaculada Fernández assumiu a posição de Business Development Iberia DACHSER Chem Logistics.

A DACHSER Iberia acaba de reforçar a sua equipa dedicada aos serviços logísticos para a indústria química – através da solução global DACHSER Chem Logistics – para dar resposta à tendência de crescimento deste setor. Inmaculada Fernández fica responsável por desenvolver esta solução logística na Península Ibérica, contando, para isso, com o apoio das equipas de vendas locais. A nova responsável é licenciada em Administração e Gestão de Empresas e Comunicação Audiovisual, tendo, posteriormente, frequentado um MBA com a especialidade de Desenvolvimento da Experiência do Cliente. Conta, ainda, com uma ampla experiência no setor químico em empresas como BASF, Coating Services, BTSA ou 3A Antioxidants. Na DACHSER, Inmaculada Fernández passa a assumir o cargo de Business Development Iberia Dachser Chem Logistics, reportando diretamente a Joaquim López i Gavaldà, Head of Sales da DACHSER Iberia.

De fibras têxteis a detergentes, passando pelos fertilizantes, tintas, plásticos e adesivos, a química é um agente fundamental para o desenvolvimento de produtos presentes no dia-a-dia. O setor químico é, atualmente, um dos mais competitivos e lucrativos da União Europeia (UE), mercado que se posiciona como o segundo maior produtor desta indústria, apenas ultrapassado pela China. De acordo com o Conselho Europeu da Indústria Química (CEFIC), o setor emprega mais de um milhão de pessoas na Europa, tendo gerado 543 mil milhões de euros em vendas, em 2019. Em termos de investimento, os Estados-Membros apresentam avultados investimentos em pesquisa e desenvolvimento – no acumulado, só em 2019, o valor ultrapassa os 10 mil milhões de euros.

Uma solução industrial feita à medida

Inmaculada Fernández, enquanto nova responsável pelo desenvolvimento da logística para o setor químico, explica que “a solução global para a indústria DACHSER Chem Logistics combina os serviços de rede padronizados de um dos maiores operadores de logística de grupagem da Europa com a experiência em logística química personalizada e muito específica”. “Vamos trabalhar para conseguir otimizar toda a nossa rede ibérica enquanto ponto estratégico para o desenvolvimento do setor químico europeu. Queremos, para isso, continuar a focar-nos nas soluções logísticas adaptadas às necessidades inerentes a esta indústria, de forma a que os nossos clientes tenham sempre um acesso seguro aos mercados europeus e global”, acrescenta.

“A solução global para a indústria DACHSER Chem Logistics combina os serviços de rede padronizados de um dos maiores operadores de logística de grupagem da Europa com a experiência em logística química personalizada e muito específica”.

A multinacional de logística alemã conta com décadas de experiência e uma rede de transporte e armazenamento perfeitamente integrada, no campo do transporte de produtos químicos embalados. Em 2020, a DACHSER Chem Logistics teve a seu cargo cerca de quatro milhões de envios, sendo mais de um milhão deles de mercadorias perigosas. Os padrões de qualidade e segurança estão um patamar acima dos requisitos legais, o que se reflete por exemplo, nos 24 centros europeus da DACHSER distinguidos com avaliações SQAS – Safety & Quality Assessment for Sustainability, com base nos questionários de avaliação do CEFIC, três dos quais estão localizados em Espanha (Barcelona, ​​Valência e San Sebastián).

A segurança é sempre a prioridade máxima em todos os serviços DACHSER.
A segurança é sempre a prioridade máxima em todos os serviços DACHSER.

Acesso aos principais mercados globais

A rede de transporte europeia da DACHSER conta com rotas diárias que, além da Europa, chegam aos estados da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), ao Norte de África e a partes do Médio Oriente.Através de transporte direto, plataformas e hubs minimizamos a frequência de manuseamento de produtos químicos sensíveis, o que aumenta a segurança e a qualidade do processo e permite à DACHSER criar um pacote de serviços atrativo e abrangente para os clientes da indústria química. Por sua vez, o segmento Air & Sea Logistics assume-se como uma "one-stop shop" que oferece acesso rápido e flexível a todos os mercados”, comenta Inmaculada Fernández.

A importância de sistemas eficientes e da gestão de dados

A tecnologia da informação (TI) sustenta a eficácia desta rede de logística europeia e global. Graças aos sistemas de informação uniformizados e globalmente conectados, é possível garantir processos eficientes e dados de alta qualidade em todos os momentos. Neste ponto, os sistemas integrados de gestão de transporte e armazenamento da DACHSER têm um papel fundamental: o Centro EDI, como plataforma central de comunicação, o portal eLogistics e a ferramenta de gestão de ocorrências na cadeia de abastecimento ActiveReport.

Uma equipa especializada assegura o manuseamento adequado das mercadorias ao longo de toda a cadeia de abastecimento.
Uma equipa especializada assegura o manuseamento adequado das mercadorias ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Pessoas que fazem a diferença

O correto manuseamento de mercadorias perigosas exige especialistas altamente capacitados em toda a cadeia logística. Para tal, a DACHSER aposta na formação das equipas, para que estas se sintam o mais identificadas possível com a comunidade ADR. A este nível, refira-se que a DACHSER conta, a nível global, com mais de 250 conselheiros de segurança internos, que conduzem formação interna e externa a mais de 15.800 funcionários por ano. Na Península Ibérica, a DACHSER conta, atualmente, com 36 conselheiros de segurança internos, responsáveis pela formação contínua das equipas de Portugal e Espanha, com maior enfoque no manuseamento de mercadorias perigosas, documentação, carga e descarga de veículos, etc.

Contacto Isabel Monteiro