voltar
Notas de imprensa

DACHSER anuncia novo Conselho de Administração

Após 31 anos de estreita cooperação, o atual CEO da DACHSER, Bernhard Simon, e o seu vice-presidente Michael Schilling, COO Road Logistics, irão integrar o Conselho de Supervisão, do qual Bernhard Simon será presidente.

Burkhard Eling, que integrou o Conselho de Administração da DACHSER como CFO em 2013, será o novo CEO da empresa a partir de dia 1 de janeiro de 2021.

Da esq. para a direita: Alexander Tonn, Managing Director European Logistics Germany (a partir de 1.1.2021 COO Road Logistics), Michael Schilling, COO Road Logistics; Burkhard Eling, CFO (a partir de 1.1.2021 CEO); Bernhard Simon, CEO; Edoardo Podestà, COO Air & Sea Logistics; Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development (a partir de 1.1.2021 CDO)
Da esq. para a direita: Alexander Tonn, Managing Director European Logistics Germany (a partir de 1.1.2021 COO Road Logistics), Michael Schilling, COO Road Logistics; Burkhard Eling, CFO (a partir de 1.1.2021 CEO); Bernhard Simon, CEO; Edoardo Podestà, COO Air & Sea Logistics; Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development (a partir de 1.1.2021 CDO)

A DACHSER acaba de anunciar o novo Conselho de Administração que assumirá funções a partir de 1 de janeiro de 2021. Após 31 anos de cooperação em cargos de gestão operacional na multinacional de logística, o atual chief executive officer (CEO), Bernhard Simon, e Michael Schilling, chief operations officer (COO) Road Logistics, passam a integrar o Conselho de Supervisão, de que Bernhard Simon será presidente. Destaque-se que Burkhard Eling, que integrou a equipa, em 2013, como chief financial officer (CFO), irá assumir o cargo de CEO da multinacional de logística a partir de 1 de janeiro de 2021.

“Esta mudança conjunta, que está a ser planeada há bastante tempo, criará um novo impulso para o futuro da empresa.”, explica Bernhard Simon, atual CEO da DACHSER. “A crise do coronavírus é um grande desafio para toda a equipa de gestão, mas não coloca em risco a nossa estratégia a longo prazo. O importante, agora, é passar a gestão da empresa para uma nova geração, começando do topo. Temos a certeza de que podemos orientar da melhor forma possível a DACHSER nos próximos meses. Ao manter a nossa rede estável e as cadeias de distribuição a funcionar, vamos continuar a servir os nossos clientes com a mesma fiabilidade e qualidade.”, afirma o responsável.

Esta mudança conjunta, que está a ser planeada há bastante tempo, criará um novo impulso para o futuro da empresa.

Bernhard Simon, CEO da DACHSER

Nova unidade executiva: IT & Development

Também a partir do início do próximo ano, Stefan Hohm irá assumir o cargo de chief development officer (CDO) da nova unidade executiva IT & Development que se dedica às áreas de investigação e desenvolvimento, inovação, tecnologias de informação, logística contratual e soluções globais da indústria. Alexander Tonn irá juntar-se ao Conselho de Administração da DACHSER na posição de COO Road Logistics. A posição do CFO será preenchida até lá igualmente. Por fim, Edoardo Podestà permanece no Conselho de Administração como COO Air & Sea Logistics.

“Burkhard Eling, Stefan Hohm e Alexander Tonn demonstraram o seu valor ao longo de muitos anos em posições de responsabilidade dentro da empresa e desempenharam um papel decisivo no desenvolvimento da DACHSER durante esse período”, continua o atual CEO da DACHSER, Bernhard Simon. “Juntamente com Edoardo Podestá e o nosso futuro CFO, a nova equipa executiva começará, a partir de 2021, a abordar dinamicamente os desafios centrais da próxima década: combinar a digitalização com a proximidade ao cliente, sustentabilidade e falta de mão de obra qualificada”, conclui o CEO.

Fundamentos sólidos sobre os quais construir o futuro
Fundamentos sólidos sobre os quais construir o futuro

Burkhard Eling irá assumir as posições de CEO e porta-voz do Conselho de Administração a partir de 1 de janeiro de 2021. Atualmente com 48 anos, Burkhard Eling integrou a equipa administrativa como CFO em 2013. Foi responsável pela implementação do sistema SAP à escala mundial e moldou a transição da DACHSER para Empresa Europeia (SE), tendo, também, gerido o programa de inovação estratégica, Idea2net. Juntamente com Michael Schilling e Bernhard Simon, foi responsável por orquestrar a integração pós-fusão do operador de logística ibérico Azkar (atual DACHSER Iberia).

Stefan Hohm irá chefiar a recém-criada Unidade Executiva IT & Development como CDO (Chief Development Officer) a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Na DACHSER há 27 anos, este experiente gestor será responsável não apenas pela investigação e desenvolvimento, mas ainda pelo desenvolvimento das tecnologias de informação, logística contratual e soluções globais para indústrias específicas. Stefan Hohm (47 anos) iniciou a sua carreira em logística contratual na DACHSER, antes de assumir a gestão das filiais de Erfurt e Hof, na Alemanha. Como diretor corporativo desde 2016, Hohm é responsável pela área de investigação e desenvolvimento da multinacional de logística, bem como da área dedicada às soluções para indústrias.

Alexander Tonn irá assumir o cargo de COO Road Logistics, ficando responsável pelo desenvolvimento das linhas de negócio European Logistics e Food Logistics. Há 20 anos na DACHSER, Tonn (46 anos) mudou-se para a sede da DACHSER em 2014, onde foi responsável pelo desenvolvimento internacional da logística contratual. Desde 2017 que lidera, também, a unidade de negócios European Logistics Germany – função que continuará a desempenhar mesmo após a sua nomeação como COO Road Logistics. Alfred Miller continuará a assumir o seu cargo de managing director da unidade de negócio Food Logistics.

A futura equipa executiva contará, ainda, com Edoardo Podestà, membro do Conselho de Administração da DACHSER, desde outubro de 2019, como COO Air & Sea Logistics. Podestà é responsável pelo negócio global de transporte aéreo e marítimo, assim como pelo negócio de serviços ferroviários entre a Europa e a China, dirigindo, ainda, a unidade de negócio ASL Asia Pacific. A DACHSER espera, também, preencher a posição de CFO até ao início de 2021.

 

Burkhard Eling, Stefan Hohm e Alexander Tonn demonstraram o seu valor ao longo de muitos anos em posições de responsabilidade dentro da empresa e desempenharam um papel decisivo no desenvolvimento da DACHSER durante esse período.

Bernhard Simon, CEO da DACHSER

Fundações sólidas para construir o futuro

Bernhard Simon pertence à Administração da DACHSER desde 1999 e desde 2005 está à frente dos negócios da família como sócio-gerente. O forte crescimento e internacionalização da empresa devem-se em grande parte aos esforços de Simon. Sob a sua liderança, a DACHSER tornou-se um dos operadores de logística mais reconhecidos na Europa e no mundo.

Michael Schilling juntou-se à Administração da DACHSER em 2002 e desde então criou uma das redes de grupagem mais eficientes de toda a Europa. Schilling tem sido e continua a ser o motor do crescimento sustentável, graças aos serviços de transporte transfronteiriço e à logística contratual. Os processos, sistemas e plataformas de TI unificados que foram desenvolvidos sob a sua liderança são a base para o alto nível de qualidade e fiabilidade que diferencia a DACHSER no mercado de logística.

Contacto Isabel Monteiro