Notícias

DACHSER avança com transporte sem emissões em cidade alemã

No âmbito da crescente preocupação por uma maior sustentabilidade ambiental, a multinacional de logística aposta num mix de veículos elétricos em Friburgo, reduzindo as emissões de CO2, por cada envio, em 26 por cento.

Distribuição urbana sem emissões em Friburgo.
Distribuição urbana sem emissões em Friburgo.

A DACHSER acaba de arrancar com o projeto de transporte sustentável – denominado “DACHSER Emission-Free Delivery” – na Alemanha. A multinacional de logística designou, no centro da cidade de Friburgo, o código postal 79098 – que integra zonas dos distritos de Altstadt, Neuburg e Oberau – como uma área sem emissões. O projeto, que já está em curso, faz com que os clientes B2B e B2C desta zona, e numa área de 1,5 quilómetros, recebam os seus envios sem quaisquer emissões poluentes associadas.

“Há dois anos introduzimos com sucesso as entregas com bicicletas elétricas e, agora, consideramos que chegou o momento de darmos novos passos, de forma a continuarmos a fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida e do ar da baixa de Friburgo”, refere Michael Gaudlitz, responsável do centro logístico da DACHSER em Friburgo.

Para avançar com este projeto de distribuição urbana sem emissões, a Dachser irá utilizar o camião 100% elétrico FUSO eCanter – cuja produção é efetuada em Portugal –, que fará as entregas, quer diretamente aos clientes quer ao microhub, que se localiza perto da baixa da cidade. No caso dos envios mais pequenos, o transporte (feito a partir do microhub) será realizado através de bicicletas elétricas ou StreetScooters. Refira-se, ainda, que o ponto de carregamento (que fornece energia 100 por cento hidroelétrica) para o camião elétrico utilizado neste serviço de transporte se encontra localizado nas instalações da DACHSER, no sul de Friburgo.

Considerando a operação na sua totalidade – e tendo em conta que a recolha e o transporte são efetuados com camiões a diesel convencionais –, este novo serviço permite reduzir, em média e por cada envio efetuado, 26 por cento de emissões de CO2, 47 por cento das emissões de partículas e 41 por cento das emissões de óxido de nitrogénio.

Mix de veículos elétricos para a distribuição na cidade

Este conceito inovador da DACHSER para entregas nos centros das cidades é construído de forma modular. Refira-se, a este nível, que a multinacional aposta neste modelo, desde 2018, na baixa de Estugarda, e, recentemente, em Oslo, na Noruega.

“Este início é, sem dúvida, bastante promissor, mas temos, ainda, um longo caminho à nossa frente. Para começar, temos de resolver, por exemplo, a questão da disponibilidade de camiões com energia alternativa”, explica Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development da DACHSER.

“Nos próximos dois anos, iremos apostar na monitorização de várias regiões metropolitanas na Europa para conseguirmos identificar zonas nas cidades em que seja possível implementar o conceito DACHSER Emission-Free Delivery”, acrescenta o responsável.

Veículos híbridos e elétricos para uma distribuição urbana sustentável.
Veículos híbridos e elétricos para uma distribuição urbana sustentável.

Distribuição sustentável na Península Ibérica

Também em Espanha, a DACHSER continua empenhada no seu compromisso para com um futuro mais sustentável, nomeadamente no que aos serviços de distribuição em cidade diz respeito. A este nível, refira-se que, em Madrid, a DACHSER utiliza uma versão híbrida do FUSO Canter desde 2017 e, durante o mês de julho, realizou operações de teste nesta cidade com o FUSO eCanter, o único veículo 100% elétrico de 7,5 toneladas produzido em série. Esse veículo – com emissões zero e que dispõe de uma carga útil de 2,7 toneladas e capacidade para 10 paletes – foi projetado para garantir uma distribuição mais sustentável nas cidades, até à última milha. Acrescente-se, ainda, que a DACHSER pretende, até 2021, implementar este modelo de distribuição em áreas metropolitanas selecionadas da Península Ibérica.

Contacto Isabel Monteiro