DACHSER expande rede LCL no transporte marítimo

Com o objetivo de reduzir tempos de transporte, a multinacional de logística passou a disponibilizar, desde o passado mês de março, rotas marítimas adicionais entre a região da Escandinávia e a China.

O serviço LCL direto da DACHSER oferece tempos de chegada previsíveis e custos reduzidos
O serviço LCL direto da DACHSER oferece tempos de chegada previsíveis e custos reduzidos

A DACHSER acaba de expandir a sua rede LCL (Less-than-Container-Load), passando a disponibilizar, desde o passado mês de março, rotas marítimas adicionais entre a Escandinávia e a China. O serviço LCL direto do operador logístico conecta, agora, e uma vez por semana, Copenhaga, na Dinamarca, e Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, às cidades chinesas de Ningbo e Xangai, um serviço com tempos de entrega mais curtos, o que torna esta opção de transporte particularmente rápida.

A pandemia e as suas consequências, o congestionamento dos portos e a falta de mão-de-obra qualificada estão a manter as taxas de transporte marítimo elevadas. "Os serviços LCL assumem-se, por isso, como uma opção de cadeia de fornecimento altamente atrativa para os nossos clientes", explica Claus Freydag, Head of Global Management Ocean da DACHSER. "No caso de Copenhaga e Gotemburgo, por exemplo, o transporte direto economiza tempo, reduz custos e minimiza o risco de danos na carga”, acrescenta.

A DACHSER transporta os contentores LCL para a estação de carga respetiva, local onde estes são desconsolidados, eliminando, desta forma, os tempos de trânsito e transbordo em portos de grandes dimensões e mais movimentados. "Descarregar contentores em unidades CFS mais pequenas é, sem dúvida, uma excelente decisão, pois estamos a falar de uma estratégia que permite acelerar todo o processo", acrescenta Claus Freydag. Ao contrário dos contentores FCL (Full Container Load), os LCL têm, habitualmente, prioridade no processo de carregamento. São, também, considerados uma opção mais amiga do ambiente, uma vez que permitem maximizar a utilização do espaço de carga.

Tempos de chegada previsíveis e custos reduzidos

Para além do serviço nas rotas de Copenhaga ou Gotemburgo para a China, a multinacional disponibiliza outros serviços diretos a partir de portos mais pequenos e de cidades europeias interiores com destino à região da Ásia-Pacífico.

Tratam-se de serviços relativamente raros no mercado e incluem uma ligação a partir de Helsínquia (Finlândia), bem como rotas de Praga (República Checa), Basileia (Suíça) e Gdańsk (Polónia) para Xangai.

A partir destas cidades, são feitas múltiplas saídas semanais para várias áreas de grande procura dentro da China. De um modo geral, o serviço LCL oferece tempos de chegada previsíveis e reduz significativamente os custos de transporte ao longo de toda a cadeia de abastecimento.

Serviços LCL na Península Ibérica
Serviços LCL na Península Ibérica

Serviço LCL na Península Ibérica

A DACHSER Spain ASL vem assegurando, há vários anos, serviços diretos consolidados da China para Espanha e Portugal e isto a partir de várias cidades, tais como Ningbo, Xangai e Shenzhen. "Graças aos acordos firmados com as principais companhias marítimas, a DACHSER Spain ASL consegue possibilitar capacidade fixa e partidas regulares aos seus clientes, o que assume uma importância acrescida dada a atual situação de congestionamento do mercado", afirma Sergio Fonfría, diretor para o segmento LCL da DACHSER em Espanha. E assegura: "Nos próximos meses, esperamos expandir a nossa oferta LCL a outras regiões".

Contacto Isabel Monteiro