DACHSER organiza charter especial para transportar peça de um avião

Departamentos responsáveis pela carga aérea de Espanha e Alemanha unem-se para transportar peça de grandes dimensões, com o objetivo de otimizar a reparação de uma aeronave imobilizada no Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Da esq. para a dta: Fabian SCHÜTZE, Head of Logistics Hub Europe ASOME SATAIR, Roberto Garcia, Airfreight Dptm. Manager Madrid da DACHSER e Carlos Garcia, Head of Air Freight Southern Europe da DACHSER.

A DACHSER Air & Sea Logistics (ASL) de Espanha e Alemanha uniram-se para um transporte aéreo especial de uma peça extremamente delicada de um avião, neste caso, um estabilizador de cauda horizontal de um Airbus A320, do aeroporto de Saragoça (Espanha) até ao Dubai (Emirados Árabes Unidos), após o pedido de serviço charter da Satair, subsidiária da Airbus especializada em gestão de materiais. Refira-se que a urgência deste transporte assentava na necessidade de reparação de um avião que se encontrava imobilizado em terra, o que representa um custo diário extra significativo por não poder operar.

Uma vez assinado o contrato de prestação de serviços, e com base nas datas em que a peça estaria pronta para o transporte, os recursos foram colocados em ação tendo como ponto de partida um aspeto fundamental para o sucesso deste tipo de operação: o trabalho em equipa. A DACHSER Alemanha, em coordenação estreita com a DACHSER Espanha, estabeleceu um plano de trabalho exaustivo – analisando ao mais ínfimo detalhe os diferentes aspetos antes de iniciar o processo logístico – com o objetivo de transportar com sucesso uma peça tão sensível.

Transporte e operação preparados meticulosamente

Apesar do transporte terrestre de Getafe para o aeroporto de Saragoça ter ficado a cargo da empresa de aeronáutica, a DACHSER ASL Espanha destacou a equipa mais especializada para o tratamento do estabilizador de cauda horizontal na entrada da zona aeroportuária e para o carregamento da peça a bordo. O avião escolhido para o transporte foi um Antonov 124, o quarto avião com maior capacidade e um dos mais utilizados no transporte de componentes aeronáuticos. Já a DACHSER Espanha destacou duas pessoas para supervisionar as operações de chegada ao aeroporto de Saragoça e coordenar, com o agente de handling e operador do dispositivo, os tempos de execução e verificar a segurança e o posicionamento da mercadoria sob a parte traseira do Antonov 124 para a realização do transporte. Acrescente-se que o transporte foi acompanhado por um responsável da Satair, que esteve lado a lado com a equipa da DACHSER ASL Espanha durante todo o processo de supervisão.

O plano estabelecido foi cumprido escrupulosamente e, assim que o processo de carregamento ficou concluído, as equipas da DACHSER e da empresa de aeronáutica realizaram uma última verificação com o objetivo de assegurar que a peça se encontrava corretamente acondicionada, dando luz verde para o transporte aéreo. Carlos Garcia, Head of Air Freight Southern Europe da DACHSER, frisa: “Temos muito orgulho no facto da Satair ter confiado na Dachser Air & Sea Logistics para um serviço de transporte tão delicado e urgente. Com base no sucesso deste projeto, não poderíamos deixar de destacar a DACHSER enquanto uma das operadoras mais especializadas ​​para o transporte de mercadoria da indústria aeronáutica e para peças especiais”.

Contacto Isabel Monteiro