Notícias

DACHSER renova parceria com Terre des hommes até 2025

Multinacional de logística apoia o trabalho da organização que se dedica à proteção infantil em diferentes pontos do globo desde 2005.

Fotografia: Kathrin Harms, terre des hommes

A pandemia de Covid-19 veio tornar o trabalho das organizações humanitárias ainda mais urgente, sobretudo nos países em desenvolvimento. O panorama atual apresenta um enorme desafio para muitas ONG, uma vez que o seu trabalho é frequentemente prejudicado pelas proibições de viajar, difíceis condições de trabalho e medidas de higiene locais. É aqui que as empresas têm um papel fundamental – ao disponibilizarem os seus recursos para ajudar estas organizações a prestar auxílio médico em zonas de crise, cuidar de refugiados ou apoiar microempresas na fase inicial, entre outros.

Neste sentido, e com o objetivo de reforçar o apoio a causas sociais ligadas à proteção do ambiente, direitos humanos, entre outros, a DACHSER acaba de renovar a parceria com a Terre des hommes até 2025. A multinacional de logística e a organização de apoio infantil trabalham em conjunto, desde 2005, para proteger crianças da escravidão e exploração laboral, cuidar das vítimas de violência e abuso e oferecer educação gratuita a jovens no sul da Ásia, no sul de África e na América Latina.

“Como empresa de logística com operações em todo o mundo que aproximam pessoas e mercados, é nossa responsabilidade defender essas pessoas e melhorar as suas condições de vida”, explica Bernhard Simon, CEO da DACHSER. Ao prolongar a parceria com a Terre des hommes, a multinacional irá expandir o seu apoio ao estado de Bihar, no norte da Índia, além dos projetos em Nova Déli e Uttar Pradesh. Olhando para este último, Ingrid Mendonca, que está a coordenar um projeto de ajuda para a Terre des hommes na Alemanha, mostra-se entusiasmada com o empenho da população local, especialmente durante o período de pandemia: “Os grupos de jovens não só apoiam as próprias comunidades, costurando máscaras e procurando alimentos, mas também se estão a organizar com jovens de outras aldeias, distritos e, até mesmo, estados”.

Parceria com Terre des hommes

Os colaboradores da DACHSER também beneficiam deste compromisso com a responsabilidade social, podendo apoiar projetos da Terre des hommes no local. Por exemplo, Melanie Diem, Team Leader Project Management da DACHSER, coordenou uma ação em Livingstone, na Zâmbia, em que os DACHSER Young Professionais e estudantes da rede Terre des hommes participaram. “Os funcionários da DACHSER têm uma oportunidade única de mergulhar no trabalho de uma ONG, uma área com a qual de outra forma nunca teriam contacto”, explica.

Stephan Stolze, responsável do departamento de captação de recursos da Terre des hommes, afirma que “os funcionários e, em particular, o CEO da DACHSER, Bernhard Simon, estão profundamente envolvidos nos nossos projetos”. E conclui: “Há uma preocupação constante em saber como estão as pessoas no terreno e de que forma a DACHSER pode ajudar a melhorar as condições de vida da população local”.

Contacto Isabel Monteiro