“Estamos a definir o rumo”

2021 foi um ano de intensos desafios que a DACHSER foi capaz de superar com estabilidade e grande flexibilidade. Ao mesmo tempo, a empresa definiu um importante rumo estratégico, especialmente no que diz respeito às atividades de proteção ambiental. Burkhard Eling, CEO da DACHSER, aborda o assunto.

Burkhard Eling, CEO da DACHSER

O ano de 2021 foi marcado pelo congestionamento da cadeia de abastecimento. As consequências da pandemia do coronavírus, bem como as condições meteorológicas extremas e o bloqueio do Canal de Suez, mostram as fragilidades das infraestruturas logísticas globais, ao ponto de se falar já de uma "nova economia de escassez", o que põe em risco o crescimento económico.

No entanto, somos uma equipa forte e, juntamente com os nossos clientes e parceiros, conseguimos manter as cadeias de abastecimento globais em funcionamento e fornecer uma qualidade consistentemente elevada graças à nossa rede, resistente e flexível. Ao mesmo tempo, este ano estabelecemos um rumo estratégico que nos prepara para enfrentar os desafios do futuro.

Um desses desafios foi destacado na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow. A procura de uma maior sustentabilidade irá definir a agenda para os próximos anos. Também no nosso setor, o programa político para uma logística mais sustentável foi estabelecido há muito tempo. O caminho para este objetivo será difícil, em parte porque as tecnologias decisivas ainda se encontram numa fase inicial de testes.

Compromisso contínuo e duradouro com a sustentabilidade

Na DACHSER, estamos totalmente comprometidos com a questão da proteção climática e estamos a abordá-la de forma proativa: estamos atualmente a expandir o nosso conceito de "distribuição urbana sem emissões" para onze cidades europeias, estamos a mudar parte da nossa frota para semi-reboques modelo mega em toda a Europa e a investir em energia solar. A partir de 2022, todas as nossas compras de eletricidade em todo o mundo serão ecológicas. Além disso, iremos adquirir mais camiões elétricos e estações de carregamento, participar em ensaios com camiões a hidrogénio e também converter gradualmente a nossa frota de automóveis comerciais.

Todas estas medidas são ações individuais, mas em conjunto, representam o nosso compromisso contínuo e duradouro para com a sustentabilidade. Continuaremos neste caminho juntamente com clientes, colaboradores, fabricantes de veículos e parceiros, porque só com um esforço conjunto conseguiremos atingir os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional.

Contacto Isabel Monteiro