Golden Week 2021 na China: Impacto nas operações

As comemorações da Golden Week (Semana Dourada) na China terão início a 1 de outubro. A seguir encontrará toda a informação sobre este período, bem como algumas previsões sobre o impacto que terá no mercado.

  • O que é a Golden Week?

No dia 1 de outubro, a China celebra o seu Dia Nacional, seguido por uma semana de comemorações, conhecidas como “Golden Week”, que duram até 7 de Outubro. A atividade comercial normal é retomada a 8 de Outubro.

  • O que acontece durante a Golden Week?

Durante este período festivo de sete dias, quase todas as empresas, fábricas e organizações governamentais estão fechadas ou trabalham com equipas reduzidas. Isto significa que a produção abranda ou pára por completo. Os aeroportos, portos marítimos e armazéns estarão a funcionar com capacidade limitada, enquanto os serviços alfandegários permanecem fechados. Os escritórios da DACHSER na China estarão encerrados de 1 a 7 de Outubro.

  •  Qual o impacto da Golden Week na logística dos transportes?

Os efeitos prévios à Semana Dourada começam geralmente 3-4 semanas antes do feriado nacional, quando os expedidores querem acelerar a produção para armazenar e exportar antes da longa pausa.

  •  Impacto no transporte marítimo

Com a capacidade a níveis muito baixos, estas festividades irão afetar as operações regulares de exportação/importação. As companhias de navegação anunciam frequentemente "partidas em branco" para ajustar os seus serviços à baixa procura do mercado. Estes cancelamentos começam já na semana 38 para algumas linhas e as saídas regulares só serão retomadas na semana 42. Este ano, a situação é muito agitada devido ao grave congestionamento portuário e às interrupções de serviço que já se verificam. As companhias de navegação podem não ter programas artificiais de navegação em branco e as condições de serviço podem diferir das linhas e rotas de navegação individuais. Se tiver algum carregamento pendente, certifique-se de que é recolhido antes das férias para evitar custos desnecessários de armazenamento ou imobilização.

Atualmente, o mercado do transporte marítimo está muito tenso com congestionamentos portuários, atrasos e falta de equipamento. O recente tufão Chanthu agravou a situação com condições meteorológicas extremas, forçando os principais portos, incluindo Xangai e Ningbo, a fechar por alguns dias. O espaço permanece crítico e as taxas de frete poderão aumentar ainda mais até ao final do ano. Uma reserva antecipada de 6-8 semanas é necessária para garantir espaço.

  •  Impacto no transporte aéreo

Para a importação aérea, apenas as expedições com aviso de pré-reserva serão tratadas. A alfândega chinesa não aceitará o desalfandegamento das importações durante as férias. Assim, os envios de importação podem não ser processados a tempo. A nível da exportação aérea, recomendamos que nos enviem as reservas ou instruções o mais cedo possível antes da Golden Week. O prazo para as transações regulares é 29 de setembro às 12:00 p.m. (hora local da China). Para envios de emergência, o prazo termina a 30 de setembro às 12:00 p.m. (hora local da China).

Como é frequentemente o caso, o espaço de carga aérea será muito limitado e a procura será elevada durante o período anterior às férias. Este ano, as cadeias de abastecimento enfrentam grandes desafios devido a uma contínua escassez de capacidade, graves perturbações no aeroporto PVG de Xangai com falta de pessoal de assistência em terra e congestionamento em todos os outros aeroportos chineses. Esta situação resultará inevitavelmente em prazos de entrega mais longos e tarifas mais elevadas.

  •  Transporte ferroviário de mercadorias

Para envios LCL para oeste, a última partida antes do feriado da Golden Week será na semana 39 e o serviço será retomado na semana 42. Outros serviços regulares não são afetados, mas estão sujeitos à capacidade e disponibilidade de equipamento. A alfândega chinesa estará fechada de 1 a 3 de outubro e com redução de pessoal entre 4 e 7 de outubro. O desalfandegamento pode não ser concluído a tempo devido à falta de pessoal. De acordo com os registos anteriores, as encomendas atingem o seu pico duas semanas antes das férias. Este ano, apesar da afluência verificada antes da Golden Week, a capacidade em setembro já é muito reduzida. Como resultado, o nível das tarifas para outubro deverá aumentar devido à elevada procura.

  •  As nossas recomendações

A época alta de outono ocorre imediatamente após a Golden Week. Neste contexto, a situação atual do mercado é muito tensa, pelo que recomendamos um planeamento a longo prazo e reservas antecipadas para evitar perturbações na sua cadeia de abastecimento, mesmo após as férias da Semana Dourada. 

Por favor, tenha em atenção o seguinte:

  1. Informe-nos das suas necessidades e prazos de envio, para que possamos oferecer-lhe a solução mais adequada que se ajuste ao seu orçamento.
  2. Prepare com bastante antecedência uma previsão exata das suas expedições para um planeamento a longo prazo.
  3. Efetue as suas reservas o mais cedo possível; quanto mais cedo reservar, maior será a possibilidade de assegurar um espaço.
  4. Mantenha-se atento às últimas notícias do mercado. Isto permitir-lhe-á planear proativamente e reagir a mudanças súbitas de forma atempada.

 

Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a sua equipa DACHSER local que terá todo o prazer em ajudá-lo.

Contacto Isabel Monteiro