Graves interrupções do serviço no Aeroporto de Shanghai Pudong (PVG)

As operações de carga aérea no Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong (PVG) enfrentam novamente desafios na sequência dos casos positivos de COVID19 relatados na passada sexta-feira, dia 20 de agosto.

Devido a este incidente, muitos trabalhadores foram submetidos a testes de COVID e/ou colocados em quarentena. Com a redução maciça da mão-de-obra, até menos 25% da capacidade normal, o processo de movimentação de carga no aeroporto de Shanghai Pudong tem sido severamente afetado. A maioria das companhias aéreas teve de cancelar voos na sexta-feira passada, retomando-os 24-48 horas mais tarde.

Aqui apresentamos um resumo da situação atual:

  • O Aeroporto PVG de Shanghai tem estado e continua aberto. No entanto, as operações sofreram um grande impacto devido à drástica redução do número de trabalhadores.
  • A escassez de mão-de-obra teve um impacto substancial nos procedimentos de manuseamento e assistência em terra, incluindo a carga, descarga e paletização para todas as companhias aéreas que utilizam o Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong (PACTL) no Aeroporto PVG de Shanghai.
  • Durante o fim-de-semana, um número considerável de voos foi atrasado ou cancelado, sendo que apenas cerca de metade dos aviões programados puderam descolar. Como resultado, acumulou-se um grande atraso.
  • Atualmente, a situação continua a ser semelhante. A recuperação está em curso, mas lentamente.
  • Em resposta a esta situação, as companhias aéreas estão a ajustar os seus horários, a cancelar voos, a desviar voos para aeroportos alternativos e a deixar de aceitar envios urgentes.
  • Devido às restrições de capacidade e aos cancelamentos e modificações de horários, são esperados atrasos tanto no tráfego no sentido oeste-leste como leste-oeste, bem como um aumento dos intervalos de espera.
  • As equipas de carga aérea da DACHSER têm estado à procura de soluções nos aeroportos vizinhos, para minimizar as perturbações na cadeia de abastecimento dos nossos clientes. Atualmente, já asseguramos serviços através de Hangzhou (HGH), Zhengzhou (CGO) e Pequim (BJS) para fazer face ao atraso.

Para informações adicionais, não hesite em contactar o seu interlocutor habitual da DACHSER ou a nossa equipa local através do e-mail dachser.portugal-asl@dachser.com

Contacto Isabel Monteiro