Logística europeia: DACHSER Iberia numa trajetória ascendente

A DACHSER iniciou um novo capítulo da sua história na Península Ibérica com a abertura de uma nova localização em Lisboa, o início da construção de novas instalações em Alicante, a conclusão da implementação da família de produtos padronizados para os clientes de Portugal e Espanha, e o início das entregas “zero emissões” nos centros urbanos do Porto e Madrid.

Com os produtos entargo, a DACHSER Iberia solidifica a sua integração na rede europeia de transporte do Grupo.
Com os produtos entargo, a DACHSER Iberia solidifica a sua integração na rede europeia de transporte do Grupo.

9 de maio de 2017: Na feira “transport logistic” em Munique, Alemanha, a história está a ser escrita. Realiza-se um pequeno evento no stand da DACHSER com os membros do Executive Board e o Managing Director da Business Unit EL Iberia. A notícia desperta o interesse do mundo profissional: “A Azkar agora faz parte da DACHSER - a empresa integrou a sua subsidiária ibérica Azkar Group na sua rede europeia de logística rodoviária em apenas quatro anos.” Desde então as organizações de transporte terrestre passaram a denominar-se DACHSER European Logistics Spain e DACHSER European Logistics Portugal. Foi um passo importante para a plena integração da Península Ibérica numa das mais extensas redes logísticas de grupagem da Europa.

Além disso, a DACHSER está presente em Espanha e Portugal com a sua organização Air & Sea Logistics, que liga a Europa aos mercados da região Ásia-Pacífico e Américas.

O que começou em 2007 como uma parceria na Península Ibérica com a transportadora Azkar, e culminou em 2017 no rebranding da marca, é hoje uma história de sucesso da DACHSER Iberia com resultados impressionantes. Em 2021, o operador de serviços de logística contava mais de 2.900 colaboradores em 66 filiais em Espanha e Portugal e obteve um volume de negócios de cerca de 758 milhões de euros. Foram transportados mais de 17,1 milhões de envios, o que representa um peso total de aproximadamente 3,2 milhões de toneladas.

O começo de uma nova era

Está agora a começar um novo capítulo na história da empresa. No âmbito da expansão da sua rede na Península Ibérica, a DACHSER concluiu o lançamento da sua família de produtos entargo nos mercados nacionais de Portugal e Espanha. Estes serviços de transporte padronizados incluem quatro linhas de produtos - targospeed, targoflex, targofix e targo on-site -, que combinam serviços logísticos claramente definidos com uma estrutura de custos transparente e padrões de desempenho uniformes.

"Agora que todas as filiais ibéricas da DACHSER implementaram totalmente a família de produtos que oferecemos a nível de transporte terrestre, os clientes podem beneficiar das significativas vantagens da rede", afirma Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.

“Após uma completa reestruturação operacional – que incluiu a implementação de novos processos nos terminais de trânsito e no transporte de curta e longa distância, bem como a otimização da gestão de qualidade interna através da introdução de um novo sistema de monitorização – todas as filiais da Península Ibérica incorporaram integralmente os mesmos padrões de processo da DACHSER que se aplicam em toda a Europa”, afirma Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da empresa. “Isso abriu caminho para o lançamento da entargo, a nossa linha de produtos de transporte padronizados, em toda a Europa com tempos de trânsito e critérios de qualidade predefinidos. Esta configuração só é possível dentro de uma rede integrada, suportada por processos logísticos uniformes e que geram benefícios de rede significativos para os clientes.”

Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.
Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.

Investimento no futuro

Este percurso de modernização foi acompanhado pelo investimento nas infraestruturas existentes e no aumento da capacidade existente. No final de maio, a DACHSER abriu um novo centro de transporte perto de Lisboa, representando um investimento de 13 milhões de euros na região da capital portuguesa. Após a cerimónia de lançamento no início deste ano, está a tomar forma o investimento de 14 milhões de euros em Alicante, no sudeste de Espanha. Ocupando uma área total de aproximadamente 51.200 m², as novas instalações irão fornecer cerca de 11.300 m² de espaço logístico e a inauguração está prevista para o início de 2023. “A nossa nova filial em Alicante estará equipada com as mais recentes e inovadoras tecnologias para movimentação de cargas”, afirma Celestino Silva. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade de serviço, otimizar os tempos de trânsito e expandir as possibilidades de crescimento futuro.”

Também há novidades no Porto e em Madrid, onde o modelo DACHSER Emission-Free Delivery está a ser implementado. Desde a primavera, todos os envios destinados a uma área de entrega definida nos dois centros das cidades foram entregues sem emissões, graças à utilização de um camião FUSO eCanter totalmente elétrico de 7,5 toneladas. O plano é lançar o DACHSER Emission-Free Delivery num total de onze grandes metrópoles europeias até ao final de 2022.

Além disso, a DACHSER Iberia está a utilizar dois "duo trailers" nos seus serviços diários regulares entre Madrid e Barcelona que, com um comprimento total de pouco mais de 30 metros, podem transportar até 134 paletes de mercadorias. "Graças a esta combinação de transportes não só otimizamos as nossas operações diárias entre os dois centros económicos espanhóis, como também reduzimos o número de viagens necessárias e o número de veículos utilizados", comenta Celestino Silva. Isso reduz as emissões de gases de efeito estufa por quilo transportado. "Até ao final deste ano queremos introduzir mais quatro combinações de reboques duplos, bem como mais de 100 mega trailers, que oferecem mais capacidade de carga em comparação com os reboques convencionais."

Celestino Silva vê estes desenvolvimentos como sinais importantes nestes tempos turbulentos: “A DACHSER está empenhada em contribuir para a proteção do meio ambiente e está ativamente envolvida tendo por base uma estratégia que se concentra na eficiente utilização de energia e nos processos de produção e logística, bem como a inovação e a responsabilidade inclusiva."

Contacto Isabel Monteiro