Notícias

Promover novas possibilidades e um projeto de vida

Em colaboração com a organização de apoio à infância “Terre des Hommes”, o operador de transporte e logística DACHSER impulsiona um conjunto de atividades que procuram possibilitar um novo projeto de vida para jovens em situação de risco.

No Brasil, juntamente com a “terre des hommes” e autoridades locais, a DACHSER colabora, desde 2015, em projetos que visam oferecer aos jovens um caminho diferente na vida. Foto: Kathrin Harms, terre des hommes

A DACHSER, através do projeto social “Terre des Hommes” e juntamente com as autoridades locais, encontra-se a colaborar num conjunto de projetos de apoio às crianças e jovens no Brasil, no sentido de lhes oferecer novas perspetivas de vida e, também, um novo futuro. A multinacional de logística está a colaborar, atualmente, no projeto “Os direitos das crianças criam o futuro”, criado, em 2015, no CEDECA – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente –, localizado em Limeira, uma das cidades mais problemáticas do estado de São Paulo. A este nível, refira-se que Limeira é, para muitas crianças e jovens, um lugar difícil para se crescer devido ao tráfico de drogas, ao crime organizado e às operações da Polícia Militar que fazem parte do dia-a-dia e que posicionam Limeira como o município de São Paulo com maior percentagem de jovens com problemas com a lei.

"Para a DACHSER, o crescimento global implica assumir, também, responsabilidades à escala global, trabalhando no sentido de melhorar as condições de vida de todos aqueles que, por alguma razão, não conseguem beneficiar da globalização da mesma forma. É exatamente por essa razão, e para cumprir esse compromisso, que a DACHSER, em colaboração com a organização “Terre des Hommes”, se encontra a desenvolver este trabalho com estas crianças e jovens", refere Bernhard Simon, CEO da DACHSER.

Acrescente-se que o CEDECA, em Limeira, apoia crianças e jovens através da luta contra a atividade criminosa e contra a dependência de drogas. O trabalho educativo realizado diretamente com jovens em bairros com problemas sociais graves visa fortalecer a sua resiliência, tentando, simultaneamente, protegê-los ativamente contra a violência e a criminalidade. Uma parte importante desse trabalho centra-se exatamente na consciencialização de crianças, jovens, famílias e representantes do Governo local que trabalham diretamente com os Direitos das Crianças. Trata-se de uma ferramenta crucial para todos os participantes do projeto, nomeadamente na prevenção da violência.

Olhar para os jovens brasileiros em plena pandemia

O Brasil posiciona-se como um dos países mais duramente atingidos pela pandemia do novo coronavírus, situação agravada pelas medidas de quarentena que entram em conflito com as negações públicas da crise, realidade que agrava, por sua vez, a já complexa situação política, social e económica do país. Neste contexto tão desafiante, o trabalho desempenhado pelas organizações como a “Terre des Hommes” – caracterizado pela proximidade com a população – tem de continuar, ainda que com naturais adaptações. No Brasil, os colaboradores do projeto continuam a dialogar e a distribuir informação, sempre em contacto direto com os jovens. As informações relativas a doações de alimentos são partilhadas, agora e apenas a título de exemplo, nas redes sociais e no WhatsApp.

Para a DACHSER, uma situação é certa: mesmo que a pandemia altere as características anteriores do projeto, as estruturas sociais informais e o sentimento de solidariedade mútua irão garantir o vínculo existente com os jovens e com as suas famílias. Os participantes da iniciativa procuram encarar a situação atual como uma oportunidade para fortalecer ainda mais o sentido de comunidade e solidariedade, já que essa é a única forma de vencerem e saírem juntos desta crise.

Contacto Isabel Monteiro