Market Information

Situação atual no Canal de Suez

Conforme já noticiado pela comunicação social, o navio porta-contentores “MS Ever Given” foi desencalhado e já circula, rebocado por várias embarcações. 

O "Ever Given" já se encontra a navegar. Assim termina o bloqueio da passagem pelo Canal de Suez que durou quase uma semana. Serão agora necessários vários dias, e até mesmo semanas, para resolver o congestionamento de cerca de 400 embarcações em espera. O operador do Canal informou hoje que a circulação iria retomar naquela que é uma das artérias marítimas mais importantes para o comércio mundial.

As primeiras embarcações irão começar a navegar pelo Canal de Suez, mas existe ainda atualmente uma grande acumulação de navios, cargueiros e outros petroleiros no local. Espera-se que o canal esteja completamente desimpedido daqui a 6-8 dias.

Há já alguns dias, as companhias marítimas começaram a redirecionar alguns dos seus navios para o Cabo da Boa Esperança, contornando pela África do Sul, o que significa um desvio de aproximadamente 3.500 a 3.800 milhas náuticas, que pode levar a atrasos na chegada de até 10 a 12 dias.

Estaremos atentos à situação para vos manter informados. Em caso de dúvida, não hesitem em contactar o vosso interlocutor habitual da DACHSER.

Contacto Isabel Monteiro