"As cadeias de abastecimento enfrentam importantes desafios"

No ano em que completa 50 anos, a caixa móvel é mais procurada do que nunca, uma vez que o espaço de carga disponível é atualmente escasso. Esta situação afeta não só o comércio europeu, mas especialmente o comércio intercontinental.

Burkhard Eling, CEO da DACHSER

Este ano, celebramos o 50º aniversário da caixa móvel (swap body), uma verdadeira invenção da DACHSER e uma inovação que mudou toda a indústria logística da época.

Até hoje, o nosso contentor padrão continua a ser a referência quando se trata de eficiência. E com o número de expedições na rede europeia de grupagem a um nível consistentemente elevado, é atualmente mais solicitado do que nunca - uma situação que não está prestes a mudar no segundo semestre do ano.

Esforço conjunto de todos os intervenientes

Por outro lado, enfrentamos desafios adicionais: a escassez de condutores agravou-se durante a crise do Coronavírus. Os preços elevados da madeira estão a causar uma escassez de paletes. No transporte marítimo de mercadorias, os preços dos contentores continuam a aumentar acentuadamente: os problemas de movimentação da carga relacionados com a pandemia originaram enormes atrasos nos portos, que só podem ser resolvidos gradualmente. Na carga aérea, por outro lado, este ano estamos novamente a ter êxito com a criação de capacidade fiável para clientes com os nossos próprios voos charters.

Se uma coisa ficou provada, é que a logística pode responder de forma extremamente flexível e eficaz às condições variáveis do mercado. Mais uma vez este ano vamos consegui-lo, mas será necessário um esforço conjunto de todos os intervenientes ao longo da cadeia de fornecimento.

Contacto Isabel Monteiro