Notas de imprensa

DACHSER inicia operações num novo armazém de mercadorias perigosas

Investimento de 20 milhões de euros na Alemanha

Com quase 22 mil metros quadrados, instalações foram especialmente preparadas para armazenar produtos químicos e mercadorias perigosas.

DACHSER inicia operações num novo armazém de mercadorias perigosas
DACHSER inicia operações num novo armazém de mercadorias perigosas

A DACHSER acaba de investir 20 milhões de euros na construção de um novo armazém em Malsch, município próximo de Karlsruhe, na Alemanha. Com uma área de aproximadamente 22 mil metros quadrados, a estrutura foi especialmente preparada para armazenar – seguindo todas as condições de segurança – produtos químicos e mercadorias perigosas, como tintas, revestimentos e colas. O novo armazém, que tem capacidade para acomodar até 43 mil paletes, encontra-se dividido em nove secções, separadas por paredes à prova de fogo. Cada divisão possui, por sua vez, um sistema automático de extinção de incêndio, com sistemas de aspersores no teto e nas prateleiras de armazenamento. Os pavimentos do armazém foram especialmente projetados para reter, por exemplo, vazamento ou derramamento de produtos, enquanto as barreiras de escoamento de águas residuais reforçam a proteção das águas subterrâneas.

As obras no novo armazém de mercadorias perigosas tiveram início na primavera de 2018, tendo os primeiros clientes começado a utilizar as novas instalações em fevereiro de 2019. Com o lançamento oficial, concluído há algumas semanas, todos os serviços de transporte, armazenamento e logística estão, agora, operacionais, sendo que a nova estrutura conta já com rotas diárias diretas que a ligam à rede europeia da DACHSER. Acrescente-se, ainda, que o facto de Baden-Württemberg se assumir como um dos cinco principais estados alemães com maior peso na receita do setor químico faz com que exista uma enorme procura por operadores de transporte que se apresentem como um parceiro de confiança. Os operadores que assegurem, paralelamente, soluções de armazenamento seguro para produtos químicos e mercadorias perigosas, posicionam-se como uma enorme mais-valia.

A procura constante e crescente da indústria química torna a construção da nova instalação numa necessidade absoluta.

Bernd Großmann, responsável pela filial da DACHSER em Malsch

O centro logístico da DACHSER em Karlsruhe – que conseguiu acompanhar o crescimento de todos os seus clientes – tornou-se, desta forma, uma estrutura essencial para a distribuição e armazenamento de produtos químicos em toda a rede europeia. Outra das vantagens desta localização é, sem dúvida, as excelentes conexões com França, o destino número um para as exportações de produtos químicos alemães. "A procura constante e crescente da indústria química torna a construção da nova instalação numa necessidade absoluta", refere o responsável pela filial da DACHSER em Malsch.

Especialista em soluções para a indústria química

Refira-se que a DACHSER possui uma vasta experiência no transporte de mercadorias perigosas, tendo desenvolvido a DACHSER Chem-Logistics, uma solução global e adaptada às necessidades de logística específicas da indústria química e que se destaca pelo cumprimento dos mais altos padrões de segurança. A título de exemplo, refira-se que a empresa possui uma equipa central dedicada à gestão de mercadorias perigosas e mais de duas centenas de Conselheiros Regionais de Segurança na Europa.

Na Península Ibérica, a rede DACHSER, composta por 72 agências, está preparada para gerir de forma eficiente a manipulação, o transporte e o armazenamento de mercadorias perigosas. Com três agências acreditadas SQAS – em Barcelona, Valência e San Sebastián – e 33 Conselheiros de Segurança, a DACHSER está preparada para apoiar o setor químico, um dos maiores setores de exportação da região.

 

Contacto Isabel Monteiro