DACHSER continua a crescer e faturou 5,66 mil milhões de euros em 2019

A DACHSER continua a crescer e faturou 5,66 mil milhões de euros em 2019, com um aumento da receita líquida de 1,6% face ao ano anterior.

A multinacional investiu 151 milhões de euros na melhoria e ampliação das suas infraestruturas de transporte e logística e nos seus sistemas tecnológicos.

DACHSER: crescimento sustentado por bases sólidas
DACHSER: crescimento sustentado por bases sólidas

A DACHSER – um dos líderes mundiais da indústria de logística e transporte de mercadorias – fechou o ano de 2019 com uma faturação de 5,66 mil milhões de euros, valor que representa um aumento de 1,6% face ao ano anterior. No decorrer do ano foram realizados mais de 80 milhões de envios, correspondendo a 41 milhões de toneladas transportadas para todos os países do mundo, através dos diferentes segmentos da multinacional de logística. A este nível, refira-se que o segmento terrestre Road Logistics teve um crescimento próximo dos 3%, resultando numa faturação de 4,6 mil milhões de euros. Por outro lado, o segmento Air & Sea Logistics teve uma queda de 4,1% face a 2018, valor relacionado, principalmente, com a diminuição da procura de serviços de carga aérea por parte de clientes do setor automóvel.

O ano de 2019 – globalmente assinalado pelo desaceleramento da economia – fica, também, marcado pelo investimento de mais de 150 milhões de euros na melhoria e ampliação de infraestruturas da rede da DACHSER e, ainda, na melhoria dos serviços tecnológicos e informáticos da empresa. De acordo com Bernhard Simon, CEO da DACHSER, “quando os ventos da economia mudam, a qualidade e a confiança contam mais do que nunca”, acrescentando que é por isso que “a DACHSER está cada vez mais comprometida em garantir a qualificação e motivação dos colaboradores, ao mesmo tempo que continua a investir na melhoria dos processos e nos serviços tecnológicos”.

Quando os ventos da economia mudam, a qualidade e a confiança contam mais do que nunca. A DACHSER está cada vez mais comprometida em garantir a qualificação e motivação dos colaboradores, ao mesmo tempo que continua a investir na melhoria dos processos e nos serviços tecnológicos.

Bernhard Simon, CEO da DACHSER

O segmento Road Logistics da DACHSER – que integra os serviços de transporte e armazenamento de bens industriais (European Logistics) e alimentares (Food Logistics) – teve um aumento de receita líquida de 2,9%, passando de 4,47 para 4,6 mil milhões de euros. De acordo com Bernhard Simon, “os serviços de transporte entre países permaneceram sólidos e a logística (Contract Logistics) teve um desenvolvimento positivo em toda a Europa”. O responsável acrescenta, no entanto, que “a escassez de motoristas e a falta de pessoal qualificado na Alemanha e em muitos outros países europeus continua a ser o desafio mais premente da DACHSER”.

Já no que ao segmento de Air & Sea Logistics diz respeito, a receita diminuiu 4,1%, tendo a faturação passado de 1,19 para 1,14 mil milhões de euros. O CEO da DACHSER destaca que este foi o segmento que “mais sentiu os efeitos de um clima de negócios, que, em 2019, foi muito volátil e impactado pelas perturbações do comércio mundial”. Destaque-se que o segmento aéreo foi particularmente afetado pela diminuição da requisição de transporte por parte da indústria automóvel alemã.

Ainda em 2019, e para atenuar este impacto, a DACHSER adicionou os setores das ciências da vida/farmacêuticos, moda e desporto ao seu portefólio de serviços, expandindo, também, o transporte ferroviário à Nova Rota da Seda. A par com esta inclusão, o desenvolvimento interno e implementação do sistema de gestão de transporte Othello da DACHSER está, agora, completo e estará em funcionamento em 99% dos envios em meados de 2020. Para o CEO da multinacional, a utilização deste sistema de gestão de transporte irá “agregar mais valor para os clientes da empresa”.

Covid-19 – A DACHSER como âncora de estabilidade em tempos difíceis

Para 2020, e devido ao surto de coronavírus, a DACHSER, como muitas outras empresas, terá que reajustar seus objetivos. Bernhard Simon explica que “o impacto final nos negócios é difícil de prever” e que tudo o que a empresa pode fazer é “reavaliar a situação diariamente e responder de acordo, adotando uma abordagem ágil e flexível”. O CEO acrescenta, ainda, que “dadas as atuais restrições às atividades comerciais, não será possível evitar uma queda de volume nos negócios de produtos industriais, principalmente em Espanha e em França”. “Como fornecedor de logística, somos um elo fundamental na cadeia de fornecimento para o setor alimentar e esperamos que esse negócio permaneça relativamente estável”, acrescenta.

Com uma força de trabalho próxima dos 31 mil colaboradores, a DACHSER possui mais funcionários do que em qualquer outro momento da sua história. “Estamos muito orgulhosos disso, porque os nossos funcionários são parte fundamental do serviço que prestamos. Garantir empregos é a nossa principal prioridade em 2020”, assegura o CEO da multinacional. “Também queremos continuar a ser um parceiro estável e de confiança para clientes e parceiros de serviços. Juntos, superaremos a crise com preços e remunerações justos, construindo as bases para um crescimento futuro”, conclui.

Contacto Isabel Monteiro