Profissionais de logística: Situação atual do mercado de trabalho

A logística é um setor que emprega muitos trabalhadores. Hoje em dia, especialmente neste setor, a situação do mercado de trabalho qualificado está a tornar-se cada vez mais difícil, fazendo da procura, formação e retenção de colaboradores a longo prazo um grande desafio. Com este artigo, propomos uma visão geral da situação atual do mercado.

O impacto da pandemia também se fez sentir nas condições de trabalho no setor da logística, agravando a escassez já existente de trabalhadores qualificados, especialmente motoristas profissionais e operacionais de armazém. Devido à separação dos turnos, taxas de absentismo mais elevadas ou ao aumento das medidas de prevenção, foi necessário contar com mais recursos humanos e equipamento do que anteriormente, o que também se refletiu nos custos. Os motoristas profissionais, em particular, foram também afetados pelo encerramento dos restaurantes, pelo acesso limitado às instalações sanitárias ou pelo congestionamento nas fronteiras. Apesar destas influências externas, a DACHSER conseguiu manter um elevado nível de qualidade durante a pandemia graças a um bom planeamento estratégico.

Contudo, a escassez de motoristas continua a ser um grande desafio, também para o futuro, uma vez que a situação no mercado da formação no setor dos transportes está também a agravar-se. O número de candidaturas e de contratos de formação registados no setor dos transportes já diminuiu drasticamente. Muitos estudantes, que já completaram a sua escolaridade, preferem continuar a sua formação e/ou estudos. Aqui, também, os efeitos da pandemia estão a fazer-se sentir: o contacto com empresas foi consideravelmente restringido em resultado das medidas de confinamento e a orientação profissional nas escolas reduziu-se, assim, para um nível baixo.

De modo a contrariar a escassez de profissionais qualificados e para conseguir uma retenção sustentável dos colaboradores, a DACHSER investe significativamente na formação e recrutamento de talento jovem, bem como no desenvolvimento dos colaboradores de todas as faixas etárias. A DACHSER está, ainda, a investir na modernização da frota, no controlo digital das rotas, na oferta de cuidados de saúde e em melhores condições de trabalho para manter a qualidade dos processos.

Se tiver alguma dúvida, por favor contacte o seu interlocutor DACHSER habitual.

Contacto Isabel Monteiro