Atualização: situação nos portos de Yantian, Shekou e Nansha

O congestionamento portuário no Terminal Internacional de Contentores de Yantian (YICT) em Shenzhen está a diminuir. No entanto, a densidade nos portos de Shekou e Nansha continua num nível elevado. Neste sentido, queremos partilhar consigo uma análise da situação e as previsões para o mercado de transporte marítimo.

As operações no terminal de Yantian estão de volta à normalidade. Todos os 20 postos de atracagem do YICT retomaram a sua capacidade total e a carga diária está limitada a 40.000 TEUs. O congestionamento em Yantian está a ser resolvido. A densidade nos portos de Shekou e Nansha ainda está num nível elevado, no entanto, a situação geral está a melhorar de dia para dia uma vez que os casos de infeção em Guangzhou e Shenzhen estão agora sob controlo. Embora o funcionamento do terminal tenha melhorado, a falta de equipamentos ainda está num nível muito alto, uma vez que em Junho muitos navios foram cancelados, e a estabilidade do horário de navegação também está muito abaixo do nível normal.

De referir que o congestionamento vai além da zona do Delta do Rio das Pérolas, estendendo-se também a todos os principais portos do mundo, pelo que a previsão é de uma recuperação muito lenta.

Porto de Yantian

  • Desde o dia 3 de Julho, o número de reservas diárias de camiões aumentou para 11.000 por dia.
  • Desde o dia 16 de Julho, a entrada de contentores carregados para exportação é aceite 7 dias antes do ETB (tempo estimado de atracagem) do navio e unicamente após o terminal confirmar as pré-reservas de camiões realizadas pelas transportadoras para a entrada de contentores carregados.

Porto de Shekou

  • Desde 8 de Julho, a entrada de contentores carregados para exportação só é aceite para navios com um ETA de 4 dias e apenas após o terminal confirmar as pré-reservas de camiões feitas pelas transportadoras para a entrada de contentores carregados. O número de reservas diárias de camiões é de 8.000 por dia.

Porto de Nansha

  • Em geral, por parte do terminal, não existem restrições na recolha e devolução de contentores carregados de exportação. No entanto, algumas transportadoras podem tomar medidas devido à falta de equipamento.

Estamos em estreito contacto com as transportadoras e os prestadores de serviços e estamos a fazer o nosso melhor para que não existam interrupções na sua cadeia de abastecimento. Para aconselhamento individual e implementar a solução logística mais adequada às suas necessidades, não hesite em contactar o seu interlocutor local da DACHSER, através do e-mail dachser.portugal-asl@dachser.com 

 

Contacto Isabel Monteiro