Atualização sobre a situação na China: Perturbação nos aeroportos

A atual situação de confinamento vivida em Xangai está a provocar novas e graves perturbações nas cadeias de abastecimento de transporte aéreo de e para a China (Norte da China).

A DACHSER foi notificada pelas principais companhias aéreas, incluindo mas não se limitando às transportadoras chinesas como a China Southern Airlines (CZ), China Cargo Airlines (CK), China Eastern Airlines (MU), que com efeito imediato todos os seus voos ( de entrada e de saída) para Xangai (PVG) e para Zhengzhou (CGO) serão suspensos até nova ordem. O impacto sobre a capacidade nestas importantes rotas comerciais é vasto e significativo e está a começar a ter repercussões noutros aeroportos na Ásia.

Devido ao aumento das medidas de prevenção que foram adotadas pelas autoridades face à COVID-19 na área da grande Shanghai, a assistência operacional no aeroporto de Shanghai Pudong está a ser gravemente impactada. As cargas que chegaram ao aeroporto não estão a ser tratadas devido a capacidades limitadas e estão a sofrer grandes atrasos. Por conseguinte, a maioria das companhias aéreas decidiu não transportar carga adicional para Xangai e Zhengzhou, que é um importante centro de carga aérea para a China.

Esta evolução resultou numa maior utilização de aeroportos alternativos (tais como Pequim, Chengdu, Qingdao e Nanjing, mas também aeroportos no Sul da China) em combinação com serviços de transporte rodoviário para ligação a esses aeroportos alternativos. Muitos dos aeroportos alternativos estão agora a atingir ou já ultrapassam também os seus limites de capacidade.

Nesta fase, ainda não sabemos por quanto tempo esta situação irá persistir, nem quando as companhias aéreas irão retomar os serviços regulares entre o Norte da China e a Europa. Todos os grandes centros económicos do Norte da China estão a ser cada vez mais afetados incluindo importantes cidades industriais como Ningbo, Suzhou, Pequim, Tianjin, Xangai, Dalian, Jinan, Wuhan, Qingdao, Shenyang e Changchun.

As equipas da DACHSER estão atentas à evolução da situação e farão o seu melhor para que as cadeias de abastecimento apresentem o máximo de continuidade possível. O seu interlocutor da DACHSER habitual está disponível para fornecer informações sobre os envios e possíveis alternativas.

Contacto Isabel Monteiro