DACHSER continua a apostar no setor da indústria química

Respondendo ao forte crescimento na Europa, a multinacional de logística assume um papel de destaque no transporte paletizado de produtos químicos a nível europeu com a solução DACHSER Chem Logistics.

Inmaculada Fernández, Business Development Iberia da DACHSER Chem Logistics.
Inmaculada Fernández, Business Development Iberia da DACHSER Chem Logistics.

Fibras têxteis, detergentes, fertilizantes, tintas, plásticos e adesivos. Todos estes materiais dependem de um elemento-chave para o seu desenvolvimento: a química. Consciente das necessidades específicas e exigentes, necessárias para o transporte e manuseamento de mercadorias na indústria química, a DACHSER passou a disponibilizar uma solução corporativa única: a DACHSER Chem Logistics. Através deste serviço, lançado em 2007, a multinacional de logística combina os serviços padrão adotados na sua rede de transporte, com o conhecimento altamente específico e personalizado sobre as necessidades próprias da indústria química, não só ao nível ibérico, como mundial.

“Ao longo dos anos, a indústria química tem vindo a crescer de forma exponencial, sendo que a DACHSER procurou acompanhar este crescimento através do desenvolvimento de uma solução que respondesse às necessidades específicas deste sector: a DACHSER Chem Logistics”, refere Inmaculada Fernández, Business Development Iberia da DACHSER Chem Logistics. “Desde a criação desta solução única e desde o início da operação na Península Ibérica, este serviço tem vindo a desenvolver-se rapidamente, adotando os mais altos padrões de manuseio de mercadorias perigosas em todas as filiais da Península Ibérica”, conclui a responsável.

DACHSER Chem Logistics: Uma solução única para o setor químico

A especialização da DACHSER em logística para o setor químico tem por base pilares que assentam na formação contínua dos colaboradores envolvidos no manuseamento das cargas, na etiquetagem correta das mercadorias, no recurso a materiais de embalagem homologados, na existência de equipamentos específicos nos veículos e camiões e, ainda, na Certificação de Conselheiros de Segurança nas filiais presentes na Península Ibérica.


A DACHSER Chem Logistics é uma solução totalmente preparada para o transporte de todos os tipos de produtos químicos paletizados, sejam cargas químicas convencionais ou produtos perigosos.

A DACHSER dispõe, ainda, de armazéns especialmente concebidos para o armazenamento de produtos químicos, através da solução DACHSER Contract Logistics, que se encontra disponível, a nível ibérico, nas filiais espanholas de Bilbao, Valência, Barcelona e Madrid.

DACHSER Chem Logistics: a solução à medida para a indústria química.
DACHSER Chem Logistics: a solução à medida para a indústria química.

Regulação de transporte de matérias perigosas

A DACHSER Chem Logistics é uma solução que se encontra completamente preparada para transportar todo o tipo de cargas químicas paletizadas, das mais convencionais às mercadorias perigosas. Segundo o Acordo Europeu sobre o Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada – que entrou em vigor em 1968 e que regula o manuseamento e o transporte de mercadorias perigosas –, a principal diferença entre as cargas químicas convencionais e as mercadorias perigosas é que, em caso de acidente, as últimas podem constituir um risco para as pessoas, animais e ambiente. Com o objetivo de responder aos mais altos padrões de segurança e processamento de matérias perigosas, todos os colaboradores da DACHSER – tanto ao nível administrativo, como os responsáveis pela componente mais operacional – recebem, anualmente, formação específica em matérias perigosas. 

Paralelamente, a DACHSER conta, também, com a ajuda de 250 Conselheiros de Segurança internos nas filiais dos segmentos de Road Logistics e Air & Sea Logistics, sendo que cerca de quatro dezenas destes responsáveis operam na Península Ibérica. Estes conselheiros são responsáveis por controlar todos os processos de transporte de matérias perigosas, supervisionar os processos de qualidade e segurança no momento do carregamento da mercadoria ou, ainda, formar as equipas que têm alguma interação com mercadorias perigosas no seu dia-a-dia. Acrescente-se, ainda, que a DACHSER conta com a acreditação SQAS – Safety & Quality Assessment for Sustainability para serviços de transporte –, distinção que atesta o cumprimento dos requisitos de qualidade, segurança e proteção do meio ambiente definidos pela indústria química – em 29 centros europeus, três dos quais estão localizados em Espanha (Barcelona Norte, Valência e San Sebastián).
 

Contacto Isabel Monteiro