Notícias

DACHSER disponibiliza armazém para centro logístico contra a Covid-19

Localizado em Amorebieta, no País Basco, o espaço com 4 mil metros quadrados, colocado à disposição do serviço de saúde Basco, está agora dedicado à receção, gestão e envio de material médico e equipamentos de proteção individual.

Logística e solidariedade para responder à emergência de saúde

A multinacional de logística DACHSER acaba de ceder os seus serviços de logística e um armazém com mais de quatro mil metros quadrados das suas instalações em Amorebieta, no País Basco, à Osakidetza – o serviço de saúde Basco –, para a luta contra a Covid-19. O armazém, que funciona, agora, como um “epicentro logístico” contra o coronavírus, está disponível desde o final de março, tendo já recebido mais de 16 milhões de unidades de material sanitário de proteção individual que estão a ser distribuídas pelas diferentes instituições de saúde e forças de segurança da Comunidade Autónoma do País Basco.

Todos os dias chegam a esta plataforma de logística da DACHSER mercadorias que a Osakidetza adquiriu localmente ou importou – através dos aeroportos de Bilbao, Foronda, Madrid e Barcelona –, assim como doações de vários pontos de origem. Uma vez recebida no armazém, a mercadoria é controlada e classificada pela equipa da DACHSER para que o serviço de saúde Basco tenha informação atualizada sobre o stock de material existente, podendo aceder a esses produtos a qualquer momento. De acordo com as necessidades de cada unidade de saúde, os pedidos são transmitidos à DACHSER, para que a multinacional de logística possa preparar a mercadoria por ordem de prioridade e avançar com a distribuição no próprio dia para hospitais, centros de saúde, diferentes corpos de ação e forças de ordem, como a polícia local ou corporações de bombeiros.

Uma equipa dedicada na luta contra a Covid-19

Atualmente, a DACHSER conta com uma equipa de cinco elementos totalmente dedicada a esta operação, assegurando o serviço durante 24 horas, sete dias por semana. Apenas nas últimas três semanas, o centro de logística recebeu 110 cargas, resultando num total de 793 paletes de equipamento. O armazém deu entrada a mais de 16 milhões de unidades de material sanitário, tendo preparado mais de 900 pedidos, com um total de cerca de seis milhões de materiais distribuídos. Para Celestino Silva, general manager da DACHSER European Logistics Iberia, “a solidariedade demonstrada por todos os profissionais da DACHSER é notória”. O responsável acrescenta que “a participação destes colaboradores é crítica e fundamental para auxiliar a Comunidade Autónoma Basca na luta contra esta pandemia”. 

Contacto Isabel Monteiro