DACHSER inaugura nova filial em Lisboa

As novas Instalações, que representam um investimento de 13 milhões e estão localizadas em Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira), vão permitir ampliar a capacidade de resposta para os clientes da região da Grande Lisboa, assim como nos mercados nacional e europeu.

Nova filial DACHSER em Lisboa
Nova filial DACHSER em Lisboa

A nova filial da DACHSER em Lisboa já está operacional. Localizada em Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira), representa um investimento de 13 milhões de euros e vai permitir ampliar a capacidade de resposta da multinacional às necessidades dos clientes na região da Grande Lisboa, assim como nos mercados nacional e europeu. Refira-se que os 150 colaboradores que até agora trabalhavam na plataforma de Alverca do Ribatejo já se encontram no novo espaço, que, em 2021, começou a ser construído com base nos padrões dos mais modernos centros da empresa na Europa.

A nova plataforma encontra-se localizada numa zona estratégica, permitindo uma ligação mais direta à extensa rede europeia de transporte terrestre da Dachser. “A nível de operações, a partir da filial de Lisboa, asseguramos rotas diretas e diárias para França (para o eurohub da DACHSER em Clermont-Ferrand), Alemanha (para o eurohub da DACHSER em Überherrn) e Espanha, por exemplo”, explica Ricardo Carvalho, Branch Manager da filial de Lisboa, que destaca, ainda, as saídas diárias para qualquer ponto da Europa, através da rede DACHSER European Logistics. 

Construída num terreno de 59.200 metros quadrados, a nova filial conta com uma área de armazém de 7.396 metros quadrados destinada aos serviços de transporte e 65 cais de carga – que futuramente poderá ser ampliada em 3.796 metros quadrados e em 40 cais de carga adicionais. O novo centro apresenta um modelo inteligente, automatizado em várias vertentes, o que lhe permite assegurar serviços de transporte e distribuição de mercadorias, como bens industriais e de consumo, de forma mais rápida e eficiente. A estrutura está equipada com tecnologias de ponta para a realização de operações de cross-docking, através de um sistema de sorter que permite realizar a separação dos pedidos, ou, ainda, uma cadeia de transporte automático de paletes para movimentar a mercadoria no armazém, entre outras.

As instalações foram também construídas a pensar na otimização da gestão de veículos: o acesso dos camiões para cargas e descargas é totalmente automatizado e funciona com base no reconhecimento de matrículas. Nas instalações, encontra-se, também, uma zona de estacionamento com capacidade para receber até 116 swap bodies ou trailers e outra para 110 veículos – para colaboradores, visitas, motoristas, etc. –, assim como um parque temporário com capacidade para 15 camiões. Nesta zona de espera, os veículos aguardam para dar entrada nas instalações, onde são levadas a cabo as operações diárias. Adicionalmente, o centro conta com um edifício de escritórios com dois andares e um total de 1.411 metros quadrados.

Eficiência energética é a chave para a sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade também não foi esquecida. Neste ponto, refira-se que a plataforma se encontrará revestida de painéis fotovoltaicos, conta com uma instalação de energia solar térmica e um sistema aerotérmico para fornecimento de água quente, sistemas de iluminação e ar condicionado de baixo consumo e, ainda, controlo inteligente para alcançar uma maior eficiência energética.

A localização estratégica desta nova filial oferece aos clientes da região da Grande Lisboa tempos de trânsito otimizados para os principais mercados europeus, sem nunca abdicar da habitual elevada qualidade de serviço.

“Com este novo centro logístico em Lisboa, cujo modelo é baseado nos padrões de construção e organização dos mais modernos centros da DACHSER na Europa, seremos capazes de dar uma resposta ainda mais célere, eficiente e à medida das necessidades dos nossos clientes nos mercados nacional e europeu”, afirma Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER. “A localização estratégica desta nova filial oferece aos clientes da região da Grande Lisboa tempos de trânsito otimizados para os principais mercados europeus, sem nunca abdicar da habitual elevada qualidade de serviço”, conclui.

DACHSER conta com seis filiais no território nacional
DACHSER conta com seis filiais no território nacional

DACHSER quer continuar a expandir operação em Portugal

O novo centro logístico de Lisboa é o segundo construído de raiz pela DACHSER em Portugal – o primeiro foi o de Condeixa-a-Nova, em Coimbra. Atualmente com seis filiais no território nacional, cinco dedicadas ao transporte terrestre (em Coimbra, Lisboa, Faro e duas no Porto) e uma dedicada ao transporte aéreo e marítimo (Porto), a empresa tem como objetivo continuar a expandir a operação no país. De acordo com o plano de investimento que a multinacional tem para Portugal, está prevista a abertura  de um novo centro em Faro, com infraestruturas modernizadas e de maior dimensão do que as instalações existentes, de forma a aumentar a capacidade de resposta aos clientes do operador logístico nesta região.

Contacto Isabel Monteiro