Notícias

DACHSER transporta areia para o deserto da Argentina

Transporte de areia até à região de Vaca Muerta, na Argentina, é fundamental para a produção de petróleo de xisto e gás. Multinacional é responsável pelo processo logístico.

DACHSER transporta areia até ao deserto

A DACHSER acaba de iniciar um período de colaboração com a empresa energética argentina AESA. A multinacional passa, assim, a assegurar o processo de logística e o transporte de contentores carregados de areia até à região remota de Vaca Muerta, na Argentina. Sendo esta uma das maiores reservas mundiais de petróleo de xisto e gás, esta areia é fundamental para o processo de extração. Refira-se que a extração de energia é uma parte essencial da economia argentina e um dos mercados em maior crescimento do país.

“Sem um planeamento adequado, o transporte de contentores de areia torna-se complicado e bastante dispendioso. É, por isso, que a DACHSER Argentina avaliou, primeiro, a forma como a AESA o estava a fazer e só depois desenvolveu um sistema mais eficiente e económico.”, explica Eduardo Fernandes, Country Manager da DACHSER Argentina. “É essencial assegurar que os contentores de areia chegam ao destino a tempo, sem perder ou contaminar a areia.”, conclui o responsável.

A importância da areia no processo de extração de petróleo

A areia assume um papel importante no processamento do petróleo e gás. Em Vaca Muerta, por exemplo, o petróleo é extraído inserindo areia e água nos poros e rachas do xisto. Esta é uma maneira natural de forçar a abertura da rocha, permitindo a procura de petróleo e gases. A confiabilidade deste método e o aumento dos projetos que o utilizam estão a levar a um aumento da procura por areia na região. Para a AESA, que realiza este serviço nesta área, o desafio é estabelecer uma rede de abastecimento transparente e económica para transportar a areia necessária até à região de Vaca Muerta – solução assegurada, agora, pela DACHSER Argentina.

A parceria entre as duas empresas levou, também, à implementação de um sistema “porta-a-porto”, utilizando a capacidade de transporte da multinacional de logística para transportar, de forma eficiente e sem atrasos, as expedições de areia por todo o mundo, por estrada e mar. Além disso, a AESA começou, recentemente, a fabricar contentores especiais – conhecidos como Lumas Boxes – utilizados na última milha do percurso. Refira-se que estas boxes permitem à DACHSER Argentina colocar a areia diretamente nas correias transportadoras localizadas no local.

Contacto Isabel Monteiro