DACHSER vence Tutor Awards da Universidade Camilo José Cela

O prémio foi entregue no âmbito do projeto de cooperação entre o operador de logística e a Universidade espanhola para a promoção de uma formação competitiva. Formação inovadora e promoção de emprego de qualidade são dois dos critérios que permitiram à empresa receber esta distinção.

A DACHSER Spain foi distinguida na mais recente edição dos Tutor Awards da UCJC.

A DACHSER Spain foi distinguida na mais recente edição dos Tutor Awards, na categoria “Prémios Extraordinários”, especificamente pelo “Desenvolvimento Profissional”. Este prémio já havia sido atribuído à multinacional de logística, no ano anterior, pelo departamento de Carreiras Profissionais da Universidade Camilo José Cela (UCJC) – organismo que reconhece o trabalho das entidades parceiras e dos seus tutores no acompanhamento dos estágios dos alunos da universidade – contudo, devido à pandemia e à suspensão de todos os eventos presenciais, apenas foi possível proceder, agora, à entrega deste galardão.

Os Tutor Awards têm como objetivo reconhecer o trabalho dos orientadores das empresas nos programas de estágio das organizações que, como a DACHSER, colaboram com a UCJC. O operador logístico é, assim, responsável por acompanhar os alunos deste centro, liderando um projeto pioneiro no desenvolvimento da formação profissional em contextos universitários, que se formam no seio da empresa, a partir das instalações da DACHSER em Espanha. Um projeto de cooperação para a promoção de uma formação competitiva. De acordo com a Universidade, a DACHSER Spain recebeu este reconhecimento pela “oportunidade de aprendizagem” que a empresa “oferece aos alunos desta universidade”.

“Tendo em conta a nossa posição de liderança no setor da logística, apostamos firmemente no emprego de qualidade, com uma equipa altamente qualificada, reconhecendo os profissionais, a chave do nosso sucesso”, comenta Aroa Jorge, Head of Human Resources da DACHSER Iberia. “Para isso, é importante proporcionar uma formação adaptada, real e inovadora aos futuros profissionais.”, acrescenta.

Critérios avaliados pelos “Prémios Extraordinários” e UCJC

Os “Prémios Extraordinários” visam distinguir organizações que se destaquem pela trajetória e tradição nos processos de tutoria dos alunos, pelo esforço realizado na inserção destes futuros profissionais no mercado de trabalho e, ainda, pela internacionalização enquanto fator de incentivo e promotor de estágios além-fronteiras. Adicionalmente, são valorizados fatores como: o compromisso social das entidades parceiras – nomeadamente o incentivo à inclusão social dos alunos em situação de vulnerabilidade – e a colaboração na formação real dos alunos, através da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e propondo desafios reais e atuais da sua organização, entre outros.

Por sua vez, a UCJC valoriza critérios como a clareza na definição do projeto de formação, o envolvimento e colaboração dos orientadores para uma correta supervisão das funções e, ainda, a formação e certificações que contribuam para a futura empregabilidade dos alunos. Aqui, destaque-se o Programa de Responsabilidade Social Corporativa das empresas, intimamente relacionado com a oferta de estágios curriculares e pela possibilidade de contratação pela empresa, após a conclusão dos estágios, por exemplo.

Sobre a Universidade UCJC: A Universidade Camilo José Cela é uma universidade privada com um campus em Villanueva de la Cañada, em Madrid, parte da Instituição Educativa SEK, que assinalou, no ano passado, duas décadas desde a sua fundação. A UCJC conta com um grande prestígio nacional e internacional e define-se como plural, livre e independente, destacando-se por três pilares básicos: a inovação, a internacionalização e a interdisciplinaridade. A aposta da DACHSER nesta universidade encontra-se ligada à grande adaptabilidade ao mundo real e profissional atual, bem como a partilha de valores como a inovação e a promoção de empregos de qualidade.

Contacto Isabel Monteiro