Market Information

Novos requisitos regulamentares para baterias e pilhas de lítio a partir de 1 de janeiro de 2020

Para poderem ser transportadas, as baterias e pilhas de lítio devem passar por certos testes. Esses testes simulam várias condições que podem surgir durante o transporte, tais como por exemplo pressão, temperatura, esmagamento e impacto.

A partir de 1 de janeiro de 2020, novos e mais estritos requisitos relativos às pilhas e baterias a lítio entrarão em vigor e deverão ser considerados no momento do transporte. A partir dessa data, os fabricantes e distribuidores serão ambos responsáveis por fornecer um relatório de ensaios, em conformidade com as Recomendações relativas ao transporte de mercadorias perigosas das Nações Unidas, Manual de Provas e Critérios, secção 38.3.5, para todas as baterias e pilhas de lítio fabricadas após 30 de junho de 2003 (i.e. UN3480, UN3481, UN3091, UN3090), bem como como para todos os veículos movidos a bateria fabricados após 30 de junho de 2003 (i.e. UN3171).

De acordo com as informações fornecidas pelas companhias aéreas, transportadoras e de navegação, esses documentos podem ser solicitados à DACHSER. Nesse sentido, solicitamos aos nossos clientes que disponibilizem os respetivos documentos/relatórios aplicáveis para todas as baterias e pilhas de lítio, para que possamos disponibilizar os mesmos sempre que nos sejam pedidos durante o transporte. Assim, informamos que, a partir de 1 de janeiro de 2020, não será mais possível transportar as mercadorias afetadas sem esses documentos. Para mais informações, sobre os ensaios e critérios a considerar, por favor, clique aqui.

Não hesite em contactar com a sua Filial DACHSER habitual para qualquer esclarecimento.

Contacto Raquel Forte