Transformar resíduos em rendimento

Uma cadeia de valor dedicada à reciclagem de resíduos – foi o que um grupo de jovens da Zâmbia criou com o projeto Trash4Cash. Durante um programa de intercâmbio entre jovens da Alemanha e da Zâmbia, a equipa zambiana teve a oportunidade de aprender, com estagiários da DACHSER, sobre o funcionamento dos depósitos de reciclagem alemães e regressou a casa com ideias para transformar os resíduos em rendimento. A DACHSER apoiou a criação do programa de reciclagem em conjunto com a organização internacional de ajuda às crianças “terre des hommes”.

Os jovens do projeto Trash4Cash recolhem e vendem resíduos recicláveis, como garrafas PET.

São sete horas da manhã na cidade zambiana de Livingstone. Theresa vai de casa em casa, explicando às pessoas do seu bairro como funciona a separação do lixo e o sistema de reciclagem de resíduos do Trash4Cash. Os residentes dão à jovem os seus resíduos recicláveis separados, tais como garrafas PET, e esta pesa-os. Quanto mais pesam, maior é o montante que recebem as famílias.

Atualmente, o projeto tornou-se uma fonte de rendimento adicional para muitas pessoas, o que explica a rápida difusão da notícia. Depois de recolhidos e comprimidos, os resíduos são vendidos a uma empresa que trata do processamento. Os lucros permitem à equipa do Trash4Cash apoiar a sua comunidade e financiar outras iniciativas.

Como surgiu o projeto Trash4Cash

Theresa é um dos cerca de 15 coletores de lixo que trabalham para o Trash4Cash, um programa de reciclagem lançado por um grupo de jovens na Zâmbia. Receberam assistência financeira e conceptual da DACHSER, da organização de ajuda “terre des hommes” e do município de Livingstone. Como é que estes jovens tiveram esta ideia? "Como parte do projeto germano-zambiano de intercâmbio de jovens, tivemos a oportunidade de visitar diferentes depósitos de reciclagem na Alemanha, onde aprendemos sobre os vários métodos de reciclagem possíveis. Quando regressámos a casa, na Zâmbia, pensámos: também poderíamos fazer isso aqui", explica Jacqueline Shamanga, uma das criadoras do projeto.

Juntamente com a associação “terre des hommes”, a DACHSER defende as causas das crianças e jovens adultos desde 2005. Outro exemplo do compromisso do operador de logística a favor de causas sociais é o programa “Jovens Profissionais” destinado a estagiários. Com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de "Cidades e Comunidades Sustentáveis", os Jovens Profissionais da DACHSER levam a cabo uma investigação sobre sustentabilidade ao longo de um período de dois anos. Um dos projetos que resulta deste programa é o Trash4Cash.

Água limpa, pessoas saudáveis

A separação dos resíduos também desempenha um papel fundamental no que diz respeito à saúde pública na Zâmbia. "Quando era pequeno, sofri de uma condição chamada esquistossomose, que é causada pelo consumo de água contaminada", explica Levy Muwana. "A minha história não é, de modo algum, única. Na minha comunidade, muitas crianças sofrem de doenças que resultam da má gestão do lixo". É por isso que o jovem sente que o projeto Trash4Cash é tão importante. "Combina espírito empreendedor e iniciativa com de modo algum para proteger o ambiente", afirma Levy Muwana.

Assista à explicação do grupo de jovens zambianos sobre o programa Trash4Cash neste vídeo.

Contacto Isabel Monteiro