Notícias

Ações solidárias da DACHSER chegam a novos territórios

Parceria entre a multinacional de logística e organização internacional de ajuda infantil Terre des hommes chega ao sul da Ásia, ao sul de África e à América Latina.

Albert Recknagel, Porta-voz Executivo da terre des hommes e Bernhard Simon, CEO DACHSER (da esq. para a direita)

A DACHSER e a Terre des hommes (Tdh) – a principal organização suíça de ajuda infantil, que atua a nível internacional – vão expandir a sua parceria nas regiões do sul da Ásia, sul de África e América Latina. A colaboração de longa data entre a multinacional de logística e a organização dedica-se à responsabilidade social, promovendo projetos que visam combater violações dos direitos humanos – em particular todas as formas de violência contra crianças e mulheres. As ações da Terre des hommes pretendem, ainda, contribuir para um ambiente mais limpo e saudável e garantir apoios à educação de jovens para que consigam encontrar empregos remunerados.

Tendo em conta o papel crucial dos países em desenvolvimento na luta contra as alterações climáticas, a parceria entre a DACHSER e a Terre des hommes visa apoiar iniciativas que se dediquem à proteção do ambiente e ao fornecimento de infraestruturas apropriadas. Neste sentido, cada uma das regiões - sul da Ásia, sul de África e América Latina - irá receber 200 mil euros por ano, durante os próximos cinco anos, como base de suporte para este tipo de projectos.

“Para esta parceria ter impacto significativo, é preciso garantir que a responsabilidade social está enraizada nas comunidades locais”, explica Bernhard Simon, CEO da DACHSER. “Só assim é possível dar atenção aos assuntos que realmente a merecem. A Terre des hommes e os seus parceiros locais certificam-se de que os grupos de jovens e mulheres conseguem expressar os seus problemas e, com a nossa ajuda, consigam apoiar o contínuo desenvolvimento social e ecológico da sua comunidade local”, conclui.

Parceria apoia novos projetos na Índia e no Nepal

A DACHSER e a Terre des hommes vão expandir, também, a sua ajuda a Bihar – um estado no norte da Índia onde uma em cada três pessoas vive abaixo do limiar da pobreza – e a Bajura – um distrito no limite ocidental do Nepal que sofre de secas intensas e escassez de alimentos. Até 2025, a DACHSER apoiará duas organizações locais de Bihar que oferecem proteção contra a violência femenina, e uma entidade de Bajura que se dedica a melhorar a educação e as condições de vida de 600 famílias da região.

O impacto da colaboração em Uttar Pradesh, o estado mais populoso da Índia, tem sido significativo. Desde 2005, 32.000 crianças foram sensibilizadas para o seu direito a uma vida sem violência, para a questão do trabalho infantil e da exploração sexual, mais de 18.000 têm recebido apoio para ir à escola e 5.400, maioritariamente raparigas, adquiriram competências simples, como costurar ou tecer, para conseguirem um rendimento próprio e apoiar as suas famílias financeiramente. Além disso, cerca de 5.000 jovens estão envolvidos em teatro de rua ou outras atividades que visam consciencializar as suas comunidades para problemas sociais, como alcoolismo ou violência contra crianças e mulheres. Destaque-se, ainda, que mais de 4.000 pessoas da região participaram em workshops de proteção ambiental e plantaram, até agora, quase 50.000 árvores, como parte de campanhas de reflorestação.

Mais informações acerca da parceria da DACHSER e da Terre des hommes podem ser encontradas aqui: https://www.dachser.com/campaigns/terredeshommes/en/index.html.

Contacto Isabel Monteiro