Market Information

Ano Novo Chinês: impacto no setor da logística

Em 2021, o Ano Novo chinês começa a 12 de fevereiro, e é o período de celebração nacional mais importante do ano na China. Este feriado nacional, que dura uma semana, tem consequências nas cadeias de abastecimento globais.

As informações abaixo indicadas fornecem uma visão geral de alguns dos eventos importantes deste feriado e os seus possíveis impactos na logística

Factos e datas importantes

  • O dia 12 de fevereiro de 2021 marca o início do Ano Novo Chinês (o ano do Boi).
  • O feriado nacional na China começa a 11 de fevereiro e termina a 17 de fevereiro, o que significa que a maioria das empresas, incluindo as filiais da DACHSER na China, estarão fechadas até dia 18 de fevereiro
  • Fábricas e indústrias transformadoras têm por hábito encerrar por um período mais longo. A produção poderá ser interrompida uma semana antes do Ano Novo Chinês e algumas fábricas somente irão retomar a atividade um mês depois.
  •  O período de férias alargado permite aos trabalhadores viajar até à sua cidade natal, embora possa não ser o caso este ano devido à pandemia.

Impacto na cadeia de abastecimento

  • O período de férias alargado na China pode causar até um mês de atraso nos seus envios (não disponibilização da carga para embarque por parte do expedidor).
  • Devido ao período de encerramento das fábricas e indústrias transformadoras, mencionado anteriormente, a produção estará parada pelo menos durante uma semana.
  • A produção de outros países asiáticos também será afetada, uma vez que algumas partes ou os processos de montagem podem proceder da China.
  • A maioria das transportadoras irá armazenar stocks suficientes para cobrir o período do Ano Novo Chinês, o que leva a um aumento das cargas antes do feriado. Após o feriado, as condições de mercado ainda demorarão algum tempo até estarem normalizadas.

Para evitar atrasos e aumentos de preços desnecessários, é altamente recomendável efetuar reservas com bastante antecedência. Na DACHSER, os nossos especialistas em logística podem ajudá-lo a programar os seus envios.

Não hesite em contactar-nos através do email dachser.portugal-asl@dachser.com e faremos o possível para manter a sua cadeia de abastecimento ininterrupta durante o Ano Novo Chinês. 

Contacto Isabel Monteiro