Notícias

DACHSER e Fraunhofer IML ampliam parceria de investigação

O objetivo desta colaboração é o desenvolvimento de processos digitais e inovações de serviços para a rede logística da DACHSER.

DACHSER e Fraunhofer IML ampliam parceria de investigação.

O Instituto Fraunhofer para Fluxo de Materiais e Logística IML e a DACHSER prolongaram a sua colaboração no DACHSER Enterprise Lab, em Dortmund, por mais três anos. A parceria continuará a centrar-se em projetos de investigação e desenvolvimento com benefícios de aplicação prática para a rede DACHSER. Isto inclui tecnologias digitais, como ciência de dados e inteligência artificial, assim como sistemas de localização em tempo real (RTLS), 5G e a Internet das Coisas (IoT), veículos autónomos ou ainda sistemas de armazenamento flexíveis.

“O primeiro passo, no nosso trabalho conjunto de pesquisa no DACHSER Enterprise Lab, é obter uma compreensão detalhada das novas tecnologias e o potencial para a logística. Depois, desenvolvemos protótipos e conceitos que acrescentam um valor tangível para a DACHSER e para os seus clientes, transformando-os em inovações”, explica Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development da DACHSER, que irá chefiar a nova unidade executiva de IT & Development da DACHSER a partir de 1 de janeiro de 2021. “Até ao momento, o trabalho que desenvolvemos em conjunto veio demonstrar que podemos transformar os resultados da investigação do DACHSER Enterprise Lab em novos processos e serviços em toda a rede logística”, afirma Hohm.

“Estamos muito satisfeitos que a DACHSER continue a colaboração com o Fraunhofer IML. Os atuais resultados da pesquisa e os nossos novos contratos de investigação mostram o quão importante é a investigação aplicada à logística e gestão da cadeia de abastecimento”, afirmou o Prof. Michael ten Hompel, Diretor Geral da Fraunhofer IML. “Estamos particularmente orgulhosos que as equipas do laboratório tenham continuado a trabalhar de forma eficaz, apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, apoiando-se em sistemas técnicos, tais como videoconferências e ferramentas de colaboração, que foram essenciais nesta altura. Mas, acima de tudo, a razão para o êxito desta investigação em tempos difíceis é sem dúvida a motivação e o compromisso extraordinários de todos os que trabalham no DACHSER Enterprise Lab”, afirma ten Hompel.

Especialistas em logística e cientistas

No DACHSER Enterprise Lab, especialistas em logística da DACHSER e cientistas do Fraunhofer IML trabalham em equipas mistas em vários projetos de investigação e desenvolvimento. A parceria entre o operador de logística e o instituto de investigação foi lançada em outubro de 2017 e irá continuar até outubro de 2023.

Contacto Isabel Monteiro