Notícias

Entregas sem emissões chegam à República Checa com a DACHSER

Com o objetivo de tornar a cidade de Praga numa zona “DACHSER Emission-Free Delivery”, a multinacional de logística lançou um projeto-piloto que visa abastecer a cidade com bicicletas de carga com suporte elétrico. Distribuição sustentável é prioridade da empresa.

Entregas com bicicletas elétricas de carga: o primeiro passo para a definição de uma zona “DACHSER Emission-Free Delivery” no centro de Praga

A DACHSER acaba de dar o primeiro passo para tornar a cidade de Praga, capital da República Checa, numa zona “DACHSER Emission-Free Delivery”. Através de um projeto-piloto, que visa a distribuição em cidade recorrendo a bicicletas de carga com suporte totalmente elétrico, a multinacional de logística está a testar este modelo de entregas em contexto real, preparando-se, assim, para as futuras restrições à circulação de mercadorias no centro da cidade. Refira-se que, em Praga, o recém-construído micro-hub “Depot.Bike”, localizado na estação de metro Florenc, é o centro de operações deste projeto.

Recorde-se que a DACHSER tem já experiência com métodos de entrega alternativos, nomeadamente em algumas das principais cidades europeias, como Paris, Málaga, Friburgo ou Estugarda. Como operador de logística a nível global, com sede na Alemanha, a empresa adapta continuamente os seus processos e serviços aos mais recentes desenvolvimentos e às alterações sociodemográficas. Assim, entre os fatores que levaram à criação deste projeto, encontra-se o aumento do tráfego nas grandes cidades e o respetivo impacto ambiental, assim como a consequente redução da qualidade de vida dos moradores.

“O departamento central de Pesquisa e Desenvolvimento da DACHSER analisa conceitos de condução alternativas para veículos e cria novos modelos de distribuição para garantir entregas com zero emissões no setor da logística urbana”, explica Jan Pihar, Managing Director European Logistics da DACHSER na República Checa. “Por esta razão, a DACHSER possui uma vasta experiência relacionada com o uso de bicicletas de carga elétricas em muitas cidades europeias, pelo que a decisão de lançar um projeto-piloto em Praga foi óbvia – ainda que a cidade não tenha imposto quaisquer restrições de entrada”, continua o responsável. “A substituição gradual de pequenos veículos de entrega convencionais é uma solução sustentável para aliviar o tráfego em Praga e melhorar o problema da poluição atmosférica. Este tipo de contribuições vai ao encontro da política de sustentabilidade da empresa”, conclui Jan Pihar.

DACHSER combina diferentes veículos elétricos numa rede inteligente

Na fase inicial do projeto, a DACHSER planeia abastecer as zonas pedestres no distrito 1 de Praga. Todas as manhãs, os camiões trazem as entregas do dia da filial da DACHSER em Kladno - a cerca de 30km de Praga - para o micro-hub “Depot.Bike”, que são depois distribuídas individualmente de bicicleta. Em etapas posteriores, espera-se que a adaptação deste sistema seja gradualmente alargada aos distritos 4, 5 e 7 de Praga – apoiada por camiões elétricos para entregas de paletes mais pesadas e volumosas, destinadas a lojas de moda, farmácias e, ainda, lojas de bricolage.

As bicicletas – que têm um espaço de carga de 1,2 metros de altura, 0,4 metros de largura e conseguem transportar até 250 quilos – serão inicialmente utilizadas apenas para entregas embaladas em caixas, mas, no futuro, a empresa planeia utilizar, também, paletes que vão sendo desembaladas ao longo do percurso de entrega. A DACHSER espera, assim, tornar Praga numa zona “DACHSER Emission-Free Delivery”, através da integração de vários veículos elétricos numa rede inteligente.

Contacto Isabel Monteiro