Notícias

Eurohubs da DACHSER garantem ligação de toda a rede europeia

A rede europeia de transporte da DACHSER conta com três Eurohubs, centros cruciais para a consolidação operativa de toda a rede, que  permitem que os clientes beneficiem de uma maior flexibilidade e rapidez de resposta, mesmo em tempos de crise.

Rede europeia de transporte da DACHSER conta com três Eurohubs.

Nas redes logísticas complexas, quanto melhor conectados se encontrarem os centros de transporte, mais robustas serão as redes e maior será a flexibilidade de resposta aos clientes em todos os setores, mesmo em tempos de crise. Neste contexto, alguns centros assumem, também, funções cruciais para a consolidação operacional de toda a rede. Na DACHSER, estes centros são conhecidos como Eurohubs. A multinacional conta com três destes hubs – localizados em Überherrn (na Alemanha), Bratislava (capital da Eslováquia) e Clermont-Ferrand (em França) –, que são responsáveis pela coordenação da carga na Europa quando não existe serviço direto.

Além desta função de coordenação, estes Eurohubs trazem ainda benefícios adicionais aos clientes da multinacional: permitem uma redução dos custos, uma vez que deixa de existir a necessidade de armazenagem intermediária, e, ao mesmo tempo, abastecer vários países com tempos de trânsito fixos. “Os Eurohubs não têm uma base de clientes próprios e o seu único objetivo é conectar todas as agências europeias através de uma programação altamente sincronizada dos transportes”, explica Jens Lengefeld, Head of Partner Hub & Traffic Organization da DACHSER. O responsável acrescenta que esta estrutura permite chegar rapidamente a qualquer destino europeu. Dependendo da distância, as entregas realizam-se em 24, 48 ou até 72 horas. “Os Eurohubs geridos centralmente funcionam como a espinha dorsal da rede de logística europeia”, conclui.

Eurohubs reforçam o alcance da rede europeia DACHSER

O primeiro Eurohub da DACHSER foi criado em 2002. Situado na fronteira franco-alemã, o centro de Überherrn tornou-se rapidamente num ponto essencial para ambos os países e respetivos mercados-alvo europeus. Em 2011, foi inaugurado o centro de Bratislava, o que permitiu à multinacional de logística expandir as oportunidades de negócio na Europa Oriental. No mesmo ano, começaram as operações em Clermont-Ferrand, concluindo com sucesso a estratégia da DACHSER ao estabelecer três Eurohubs para uma cobertura europeia abrangente e com tempos de trânsito garantidos.

A força da rede europeia de transporte da DACHSER deve-se às cerca de 2.450 linhas domésticas e 1.400 ligações euro-nacionais diretas entre agências. Os Eurohubs, bem como a ligação entre todas as regiões europeias que permitem, reforçam ainda mais o alcance e a capacidade da rede. “A DACHSER apoia agências que têm poucas rotas diretas, disponibilizando um plano de transporte cuidadosamente programado ao minuto. Isto permite que todos os destinos de exportação estejam à disposição dos nossos clientes onde quer que estejam localizados na Europa", continua Jens Lengefeld, acrescentando que a expansão do portefólio de Clermont-Ferrand, ao passar a incluir, por exemplo, transportes de importação e exportação, elevou este hub francês a um hub para toda a Europa e também para os clientes europeus com mercados-alvo em França.

Contacto Isabel Monteiro