Transporte marítimo: atualização sobre a situação global

As perturbações contínuas no mercado de carga marítima – escassez de contentores e congestionamento frequente dos portos – continuam a ter impacto nas cadeias de abastecimento globais. De forma a minimizar os efeitos no seu negócio, apresentamos abaixo uma atualização sobre todos os desenvolvimentos atuais:

Costa Oeste dos EUA / Baía de San Pedro / Porto de Los Angeles

  • A situação nos EUA melhorou nas últimas 6 semanas, mas vários navios porta-contentores continuam à espera na Baía de San Pedro para entrar no porto e serem descarregados.
  • O impacto ainda pode ser observado na cadeia logística terrestre do transporte marítimo de mercadorias. O volume constante e elevado de contentores carregados que chegam aos EUA continua a dificultar a atenuação do atraso existente.

Canal de Suez

  • Embora este incidente tenha ocorrido há mais de 10 semanas, o tráfego marítimo de mercadorias ainda está desequilibrado devido aos chamados "efeitos de ondulação".
  • Após o desbloqueio do Canal de Suez, os portos europeus foram os primeiros a ficarem congestionados, devido ao súbito e elevado volume de entradas. Seguiram-se os portos asiáticos, especialmente os portos chineses.

Portos de Hamburgo e Bremerhaven / Roterdão

  • Devido ao bloqueio do Canal de Suez e aos já mencionados "efeitos de ondulação", as operações nos portos de Hamburgo e Bremerhaven também se viram afetadas.
  • Devido a este congestionamento, as companhias de navegação tiveram de reencaminhar navios para Wil-helmshaven ou Roterdão.
  • Na operação de Roterdão, esperam-se agora também atrasos, possivelmente levando a perturbações nas operações portuárias.

Portos de Yantian / Shekou / Nansha

  • Estão a ocorrer atrasos na região do Sul da China (Yantian / Shekou / Nansha, etc.) devido a uma restrição das operações portuárias. Prevê-se que a retoma das operações regulares tenha de ser feita gradualmente e que a capacidade total não possa ser atingida num futuro próximo.

Estamos diariamente em estreito contacto com as transportadoras e os diferentes prestadores de serviços e estamos a fazer o nosso melhor para manter as cadeias de abastecimento a funcionar sem interrupções. Para obter informações e aconselhamento personalizado, por favor contacte o seu interlocutor DACHSER habitual que o ajudará a identificar a melhor solução logística para a sua empresa.

Contacto Isabel Monteiro